administração de conflito nas organizações

Páginas: 5 (1135 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
5. CONDIÇÕES ANTECEDENTES AO CONFLITO


Existem dentro das organizações três condições que tendem a gerar uma série de conflitos.

• Diferenciação de atividades: Diante do desenvolvimento da organização tem se a necessidade de contratar mão de obra, e quando ocorre a relação entre os indivíduos que acabam de ingressar e os grupos que já residem na organização. Surgem as diferenças depensar e agir cada um começa a seguir interesses e objetivos opostos, ocorre também à ambiguidade de papeis onde os superiores não conseguem direcionar os grupos a sua real tarefa, gerando o conflito.

• Recursos compartilhados: ocorre quando o recurso disponível para cada setor é pouco e o mesmo tem que ser distribuído entre os grupos, quando um dos grupos quer aumentar seu recurso um tem queabrir mão do seu recurso pra que o outro seja beneficiado ocorre então à percepção das diferenças dos objetivos e assim o conflito se inicia.

• Interdependência de atividades: nas organizações um grupo depende do outro isto é, cada um tem a obrigação de realizar uma tarefa e o outro precisa que seja feita corretamente para que possa fazer a sua com eficiência. Quando um grupo não consegue fazersuas tarefas, impede no sucesso do outro prejudicando diretamente a organização.


Após perceberem que existe uma diferença entre eles, os grupos ficam mais atentos aos seus objetivos e uma vez detectado que a outra parte ameaça seus interesses automaticamente começam a agir na defensiva, deixando o ambiente mais propício ao conflito.

• Diferenças de gerações: Ocorre quando a empresa temfuncionário que está há anos na empresa, e quando há contratação de funcionários mais jovem surge uma dificuldade quanto a diferença de idade e experiência que pode gerar um conflito.


• Falhas de Comunicação: Quando as equipes trabalham a distancia, a falha de comunicação é um dos fatores que podem levar a desentendimentos e interpretações incorretas entre as partes podendo gerar conflitos.Comunicação pode gerar e aumentar conflitos


Figura 03. Processo condições desencadeante conflito FONTE :Produção própria





5.1 Níveis de abrangência do conflito

Na organização existem diversos níveis de conflitos sendo :intrapessoais, interpessoais ,intergrupal, organizacional.

 Conflitos intrapessoais
O individuo cria um conflito dentro de si mesmo a partir de suaspróprias emoções, vontades e atitudes contraditórias. Acontece quando o individuo gosta da empresa e das tarefas que realiza, porém tem aversão aos superiores e tem desejo constante de pedir demissão, mas não consegue tomar essa decisão.

 Conflitos interpessoais
Ocorre com mais de um individuo, podendo ter vários motivos como: diferença de idade, sexo, valores, crenças, financeiros e pordiferenciação de cargos ou por falta de recurso da organização. O conflito interpessoal pode ser dividido em duas partes:
Hierárquico: Ocorre quando os subordinados não aceitam receber ordens dos líderes ou não concordam com sua forma de liderar.
Pessoais: Nesse caso o conflito surge por qualquer motivo, envolve emoções e ideias diferentes, fazendo com que as partes se desentendam.

 Conflito intergrupalOcorre quando os departamentos têm opiniões diferentes de como administrar o mesmo projeto ou por competição de qual grupo é o melhor, chegando ao ponto de um sabotar a meta do outro, essa competição se torna grave, pois prejudica diretamente os objetivos da empresa.

 Conflito organizacional
Ocorre entre as organizações devido à concorrência pelos mesmos clientes ou de estratégias, visandosempre maior lucro.




6. TIPOS DE CONFLITOS

Segundo Chiavenato (2010, p.403) “Cada conflito é um conflito. Além das diferentes características, também existem diferentes níveis de gravidade.”
Existem muitos tipos de conflitos em uma organização ao detectarmos torna- se mais fácil sua solução.
Conflito percebido: ocorre quando os indivíduos sabem da existência do conflito e percebe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de conflitos nas organizações
  • Conflitos nas Organizações
  • Conflitos nas organizações
  • Conflito nas organizações
  • Conflito nas organizações
  • Conflito nas organizações
  • Conflito nas organizações
  • Administração de conflitos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!