Administração de comflitos

Páginas: 5 (1231 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2011
Administração de Conflitos
A administração de conflitos no trabalho tem uma característica muito interessante: não é ensinada na escola. No entanto, esta é capaz de ser uma habilidade básica para a sobrevivência profissional e tem que ser amplamente praticada. os conflitos no trabalho ocorrem quando uma pessoa está sujeita a pressôes, ou expectativas elevadas ou inconscientes ou ainda quando háum choque de personalidades. Para pôr fim a conflitos é necessário ter uma forte capacidade de negociar, de discutir a natureza do problema e não dos sentimentos envolvidos. É bom ter eventualmente algum tipo de conflito, pois propiciam também inovação, melhoria, vantagem competitiva e o debate de idéias. Assim, eliminar por completo os conflitos não deve ser o objetivo do administrador. deveriafazer parte do currículo de qualquer profissional saber lidar com conflitos. Todo profissional deve desenvolver a sua capacidade de entender a natureza dos conflitos e rapidamente estabelecer uma estratégia de solução, de maneira a que não fiquem resentimentos, nenhuma sensação de derrota e muito menos um péssimo ambiente de trabalho.O manejo de situações de conflito é essencial para as pessoas eas organizações como fonte geradora de mudanças, pois das tensões conflitivas, dos diferentes interesses das partes envolvidas é que nascem oportunidades de crescimento mútuo. Inúmeros fatores podem influenciar o surgimento do conflito, não ficando restrito as questões relacionadas ao trabalho ou à estrutura organizacional. Os mais comuns são as diferenças individuais, os diversos níveis decompetência interpessoal, as diferentes visões de mundo, entre outros

1.É preciso procura soluções, Não Culpados.É evidente que todo problema ou conflito tem uma causa, e, se você procurar, vai encontrar o culpado também. Mas, ao fazer isso, estará também desviando preciosa energia e tempo na caça às bruxas,em vez de se concentrar na solução que, a rigor, é a única saída para odesentendimento.Focalize sua atenção nos ganhos da solução e esqueça a sessão de acusações mútuas.Olhe um nível acima,concentre as pessoas nas metas (é o que elas mais deveriam ter em comum),enfoque as convergências (não as divergências), comprometa as pessoas na busca da melhor solução,encare isso de forma objetiva e também positiva.

2. Depois analise a situação e faça as seguintes perguntas:QUAL é realmente o problema?, QUEM está envolvido?, O QUE aconteceu?, Desde QUANDO vem ocorrendo?,ONDE aconteceu o desentendimento (em que departamento, setor, área geográfica etc.)?, POR QUE ocorreu o conflito?,Poderia ter sido evitado? B. Busque alternativas de solução. Aponte as opções que você julgar mais plausíveis para resolver o conflito. C. Escolha a melhor alternativa com base nasinformações à sua disposição D. Implante e avalie. Ao implantar a solução, faça acompanhamentos periódicos para detectar eventuais desvios de rotas, promovendo reuniões com os envolvidos.Os passos b, c e d poderão também ser realizados com os envolvidos, desde que haja abertura e clima propício para isso.

3. Mantenha um Clima de Respeito.Ao dialogar com a(s) parte(s) envolvida (s),mantenha sempre um clima de respeito e consideração pois essa será a plataforma que sustentará o entendimento. Evite todo o tipo de sarcasmo, ironia ou agressividade, pois funcionarão como combustível para aumentar a fogueira.

4. Aperfeiçoe a Habilidade de Ouvir e Falar.Não interrompa quando a outra pessoa estiver se explicando,saiba ouvir e ouça também as entrelinhas, isto é, oque ela não está dizendo mas insinuando por gestos, tom de voz e postura. Assim descobrirá muito além das aparências. Faça perguntas que levem ao esclarecimento do problema.Mesmo que em circunstâncias normais não se deva interromper quem fala, se a outra pessoa não consegue desenvolver seu pensamento,ou estiver se desviando do assunto ou ainda se expressando com dificuldade, interrompa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração de comflitos
  • Comflitos
  • comflitos da europa
  • Gestão de comflitos e eventos criticos
  • Comflitos Casamento Homoafetivo
  • comflito arabe israelense
  • A aufabetização do adolecente em comflito
  • oque nesseario para ocorrer um comflito

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!