Administração de carreiras

Páginas: 5 (1086 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
5. Inserção da Administração de Carreiras na Gestão de Recursos Humanos


Na obra em questão, o autor Joel Dutra discute sobre a importância da administração de carreiras e seus principais órgãos pelos quais as empresas podem se arriscar para desenvolver um sistema de administração de carreiras compatível com a empresa, propondo atender necessidades dos funcionários, bem como asnecessidades da empresa. A ideia do autor também é trazer uma reflexão sobre o assunto, já que ele é abundante e sua tendência é de constante transformação.


A Administração de Carreiras é algo fundamental para a Gestão de Pessoas de uma empresa, e o livro foi escrito a fim de que pudéssemos entender seus benefícios e defeitos.






O autor comenta três fatores básicos aos quaisele iria se dirigir a partir de então.


a) Administração de Carreiras ;
b) Políticas e Praticas de uma empresa, em relação aos seus princípios de operação e manutenção dos planos de carreiras já existentes;
c) Instrumentos de gestão de carreiras.


Para se abordar um sistema que possa vir a atender as necessidades da empresa, bem como dos gestores efuncionários, com transparência nas afinidades de ambos, faz-se necessário também a pratica e artifícios corretos e coerentes da empresa, a forma como ela se suporta com relação aos seus princípios e como a empresa transmite isso aos seus colaboradores. Estes, que estão na empresa, precisam estar avisados de como a empresas trabalha com o assunto da carreira, desenvolvimento técnico e profissional, etc.
Aempresa, desde o começo, tem que deixar claro estas normas, a fim de que os funcionários não fiquem sem saber o que fazer. Mas, para isso, é necessário se auxiliar de certos instrumentos de gestão de carreira, ou seja, modelos e técnicas que se utiliza para facilitar a implantação do sistema a adotar. O autor do livro em questão, Joel Souza, constantemente cita autores que anteriormente játrabalharam estas idéias, como é o caso de Leibowitz , Gutteridge, entre outros, que na década de 80 e 90 já adiantavam a importância de se observar com atenção que administração de carreiras é algo que não pode ser descuidado pelas empresas.
------------------------------------------------------------
O autor coloca, em linha com o que os outros autores já corroboraram, que umapolítica de administração de carreiras ma gerenciada ou de forma distorcida da realidade da empresa, só irá contribuir para uma incomoda relação entre chefes e empregados, haverá desconfiança e insatisfações nas relações trabalhisticas, o que poderá vir a acarretar em baixa produção e aceitação dos funcionários com relação à empresa. É importante, de modo geral, que se faça , que se construamodelos de gestão compatíveis com a realidade da empresa, que se conheça bem as pretensões dos funcionários, e que haja por parte das empresas, uma transparência a respeito de suas próprias pretensões. Agindo assim, concluem os autores que o clima organizacional so tendera a melhorar e tornar o ambiente de trabalho mais dinâmico e comprometimento de todos para alcançar os objetivos da empresa.O autor também deixa claro que o sistema de administração de carreiras, uma vez implantado, estudado anteriormente, as necessidades previamente levantadas, considerados os princípios, políticas e praticas usuais da empresa, uma vez que o sistema esta a funcionar, é fundamental a mensuração dos resultados, e isto a longo prazo, porque as mudanças levam certo tempo ate se alcançar os resultados.Estes são os indicadores de quanto o sistema esta sendo útil ou não, o quanto esta tendo o rendimento esperado ou não, se esta atendendo às expectativas da empresa e funcionários ou não. E, alem disso, o autor credita certa importância à posterior avaliação e uma flexibilidade no sistema para que este possa sofrer os ajustes necessários no futuro, quando for o caso. A avaliação dos resultados é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de carreiras
  • Administração de Carreiras
  • Administração de carreira
  • Administração de carreiras
  • Administração de carreiras
  • Resumo Livro Administração de Carreiras
  • Administracao da carreira profissional
  • Expectativas de carreira para estudantes de administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!