Administração de carreiras, joel souza dutra

Páginas: 8 (1942 palavras) Publicado: 18 de maio de 2011
Recensão Crítica ao Livro
“Administração de carreiras”
de joel souza dutra

[pic]

[pic][pic]

A manutenção ou ampliação das vantagens competitivas é uma preocupação que actualmente alcança tanto empresas quanto profissionais na procura da preservação/expansão de seus espaços. As vantagens competitivas são resultantes do autoconhecimento, do conhecimento do ambiente e do compromissocom o contínuo desenvolvimento.
A Administração de carreiras é a resposta mais completa para estas questões. Para as pessoas, oferece instrumentos e metodologia para o planeamento individual da carreira e para a estruturação de desenvolvimento profissional e pessoal. Para as empresas, oferece conceitos e ferramentas para a Gestão dos Recursos Humanos de forma estratégica, para a integração eharmonização do conjunto de políticas e práticas de administração de pessoas de da organização.

Não é contudo a chave para a resolução de todos os problemas da Gestão de Recursos Humanos, mas uma importante contribuição para, permitir que haja uma constante adequação dos projectos de desenvolvimento das pessoas com o projecto de desenvolvimento da organização. Estimula e dá o suportenecessário para que as pessoas possam planear a sua vida profissional, auxilia as pessoas a identificarem e trabalharem os seus pontos fortes e a lidarem com os seus pontos fracos.
Oferece às empresas, um instrumental que permite o uso intenso dos pontos fortes das pessoas, independentemente das suas preferências profissionais e de forma isenta de preconceitos. Melhora o nível de comunicação entrea organização e as pessoas, possibilitando uma maior transparência na negociação de expectativas mútuas entre ambos. A Administração de Carreiras dá o instrumental conceptual e técnico para que a empresa efective uma administração estratégica dos seus recursos humanos, onde pode direccionar e integrar as diversas práticas de gestão de pessoas.
Perante um aumento da complexidade técnica dasempresas, e da expansão dos mercados, surgiu como um maior estímulo para as pessoas reflectirem sobre o seu modo de vida profissional. Pois as organizações complexas e modernas enfrentam um momento marcado por uma ruptura de vários paradigmas, causados por mudanças aceleradas na tecnologia, na gestão de valores sociais.
Para empresas que têm o propósito de se manterem competitivas, osprincipais problemas na gestão das suas pessoas, tem sido administrar as pessoas em plano profissional, ou seja aquelas pessoas que estacionaram profissionalmente e sem nenhuma apetência por se desenvolverem. Bem como compatibilizar as expectativas e o ritmo de desenvolvimento das pessoas com a empresa de modo a assegurar uma relação vantajosa entre as duas partes. E estimular e oferecer o apoionecessário a uma postura empreendedora e inovadora nos seus gestores.
É deste contexto que a Administração de Carreiras oferece importantes contribuições, pois actua de um lado, na estimulação ao planeamento de carreira e ao desenvolvimento das pessoas e, de outro lado, na estruturação das opções para encarreiramento oferecidas pela empresa. A estruturação das opções de carreira abrange objectivose estratégias da empresa e é apresentada de forma objectiva e transparente.

Carreira e um termo ao qual se agregam vários significados, e um termo de difícil definição. Carreira pode ser utilizado para fazer referência a mobilidade ocupacional, exemplo o caminho seguido por um executivo, ou para nos referirmos á estabilidade ocupacional ou seja a carreira como uma profissão. Em ambos oscasos, carreira passa a ideia de um caminho estruturado e organizado no tempo e no espaço que pode ser seguido por alguém. É uma sequência de atitudes e comportamentos associada com experiências e actividades relacionadas com o trabalho durante o período de tempo de vida de uma pessoa. Da perspectiva do indivíduo, engloba o entendimento e a avaliação da sua experiência profissional, enquanto,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fases para implementação do sistema de administração de carreiras – fonte: joel dutra – administração de carreiras,...
  • fichamento Joel dutra
  • Administração de carreiras
  • Administração de carreiras
  • Administração de Carreiras
  • Administração de carreira
  • Administração de carreiras
  • Administração de carreiras

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!