Administração de Cargos e sálarios

Páginas: 24 (5767 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS


ATIVIDADE AVALIATIVA DESAFIO DE APRENDIZAGEM

ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS

MARCOS ANTONIO DA SILVA JÚNIOR RA 4300068056
ALEXANDRE SILVA CAETANO RA 3888741983
EULLA PATRÍCIA MESSIAS DOS SANTOS RA 4300068066
RAFAEL RODRIGUES RA 4997003571
ODÁLIA CONCEIÇÃODE CARVALHO RA 4928932334



TAGUATINGA – DF
2013








ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS




Trabalho Desafio de Aprendizagem apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera Educacional S.A. UNIDERP/SANTA TEREZINHA).




TAGUATINGA– DF
2013

INTRODUÇÃO
É corriqueiro encontrar umadistorção entre a descrição dos cargos e a função exercida pelos membros da organização. Isso ocorre devido à ausência de uma análise detalhada das funções. Para que isso não ocorra, a descrição dos cargos deve ser feita de forma bem pontual, baseando-se nas reais funções dos funcionários. (RODRIGUES, 2006).
A valorização do trabalhador depende dos objetivos e visões da organização, alémde aspectos referentes à escolaridade, experiência, iniciativa pessoal, pró-atividade, responsabilidade, horários, condições e riscos de trabalho.
















1. Salário e Motivação
Salário é fator motivador?
O salário é um fator motivacional momentâneo, ou seja, ele supre as necessidades atuais do colaborador. Em muitos casos ele sempre volta a cobrar um novo aumento desalário, afinal com seu novo padrão de vida ele passa a ter novos fastos e cada vez mais altos, gerando uma nova necessidade de aumento salarial, fazendo com o que ele ganha atualmente um valor baixo, deixando de ser o extra e passa a ser o essencial. A motivação sempre será intrínseca na maioria dos casos, ninguém é capaz de motivar ninguém e isso vale também para o salário. Para a pessoa semotivar ele precisa gostar do ambiente de trabalho e da função em si, não necessariamente o aumento de salário. São poucos os casos em que a motivação intrínseca faz efeito, ela na verdade ajuda o funcionário a encontrar sua motivação.

Comparação entre Teorias
Abraham Maslow – A Hierarquia das Necessidades
Conhecido pelo desenvolvimento da Teoria da Motivação Humana, divididas em cinco níveis denecessidades que foram ordenadas em uma pirâmide, definidas como o mais básico e reflexivo dos interesses fisiológicos e de sobrevivência.
Na base inferior da pirâmide encontram-se os níveis de fisiologia e segurança, onde são caracterizados pelo verbo ter e manter. No meio da pirâmide está a necessidade de relacionamento, também chamadas de sociais ou de associação. Já na base superior, estão asnecessidades de estima e realização pessoal, na qual são manifestadas por ações que buscam o diferencial as ações serão dirigidas em busca do vencer. Este é o nível das necessidades mais maduras e construtivas da hierarquia de Maslow, conhecidas como necessidades de auto-realização.
Frederic Herzberg – Teoria da Motivação
Direcionada ao Ambiente Organizacional, segundo as pesquisas deFrederick, dois fatores são essenciais para a satisfação: a Higiene e a Motivação.
Dois elementos que podem criar satisfação ou insatisfação nos colaboradores, mas não se opõem. O psicólogo defende a idéia de que a Higiene não é um fator motivador, porém em sua ausência pode ser desmotivador.
Já a motivação é um fator decisivo no ambiente de trabalho. Está na forma como o ambiente é higienizado e estáligado aos fatores relacionados às condições de trabalho, estresse, bons ou maus relacionamentos entre os líderes e colaboradores. Portanto, Frederick defende a idéia de que os gestores devem focar no equilíbrio do ambiente de trabalho e na qualidade organizacional.
Teoria de David MClelland – Motivação pelo Êxito e/ou Medo
MClelland apresentou três necessidades como os responsáveis como os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração de cargo e salários,
  • ATPS ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALARIOS
  • Atps de Administração de Cargos e Salários
  • Atps administração cargos e salarios
  • Administração de cargos e salarios
  • Atps administraçao de cargos e salarios
  • Administração de cargos e salarios
  • Tcc administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!