Administração da produção

Páginas: 10 (2386 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2011
ANHANGUERA EDUCACIONAL

Administração da Produção e Operações



Sumário

Definição de Comakership 4
Comakership nas Parcerias 5
Evolução do Relacionamento Cliente-Fornecedor 6
Atingindo o Comakership 7
Avaliação 7
Desenvolvimento do Relacionamento 8
Negociação 9
Etapas 9
Tipos de Negociadores 9
Conclusão 11
Referências Bibliográficas 12

Definição de ComakershipComakership é a forma mais desenvolvida de relacionamento entre clientes e fornecedores. Estabelece uma parceria entre eles de forma a gerenciar os produtos, processos, qualidade, pesquisas e desenvolvimentos. O objetivo é obter uma vantagem competitiva através de um fornecimento sincronizado e qualidade assegurada.
Segundo Merli (1998): “Comakership é uma relação evoluída entre cliente efornecedor e é considerado um fator prioritário na estratégia industrial”.
As principais premissas são:
* Manutenção de uma relação de cooperação entre clientes e fornecedores;
* Troca irrestrita de informações entre clientes e fornecedores; e
* Comprometimento entre as partes envolvidas.
Estas premissas são a base para uma relação de confiança entre as empresas, através de contratos bemdefinidos, realização de investimentos específicos e cooperação direta.
O conceito de Comakership está diretamente relacionado ao de SCM (Supply Chain Management - Gestão da Cadeia de Suprimentos). Pois a aplicação do SCM requer um modelo de cooperação entre todos os envolvidos na Gestão da Cadeia de Suprimentos.
O termo foi traduzido como "Co-fabricação" e alguns dicionários de Logísticaapresentam a seguinte definição:
"Comakership ou o processo de fabricação de produtos em que o fornecedor é envolvido desde a etapa de planejamento e design do produto; o fornecedor participa no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo produtivo de seus clientes, garante qualidade, abre planilhas de formação de custos e preços e, como contrapartida, recebe contratos defornecimento de longo prazo (normalmente durante todo o ciclo de vida do produto que ajudou a desenvolver). Trata-se de um relacionamento de longo prazo com base em confiança mútua, visando aperfeiçoar os processos produtivos e logísticos de todos os membros do canal de abastecimento".
As relações de Comakership não nascem do dia para a noite. Isto requer um certo tempo de amadurecimento, deconhecimento prévio da capacidade do fornecedor e confiabilidade do cliente. Nesse processo, o cliente irá procurar atuar nos aspectos que possam trazer-lhe vantagens competitivas. Assim, fará uma avaliação dos fornecedores e, se for o caso, o seu desenvolvimento para finalmente, chegar à fase de negociação de uma parceria.

Comakership nas Parcerias
A verdadeira revolução da qualidade,introduzida em âmbito global nos últimos anos, trouxe consigo novas formas de abordagem no relacionamento cliente-fornecedor, no tocante às compras ou suprimento de mercadorias e/ou serviços. Na abordagem comum, as empresas consideravam o fornecedor como quase um adversário. Todo cuidado deveria ser tomado, pois era generalizada a idéia de que o fornecedor estaria sempre mal-intencionado, procurando auferiro máximo lucro à custa de eventuais descuidos do cliente. A fim de se garantir, a empresa-cliente normalmente fazia várias cotações, envolvendo fornecedores concorrentes e tomava o máximo cuidado na hora de receber a mercadoria, fazendo detalhadas e dispendiosas inspeções. Como sempre, isto era válido tanto para um produto tangível como para os serviços. As relações eram de curto prazo, havendo omínimo de contato possível entre as partes.
Hoje em dia podemos dizer que estas situações estão tornando-se cada vez mais raras. Entre cliente e fornecedor, procura-se desenvolver um clima de confiança mútua, onde ambos saem ganhando. E o que se convencionou chamar de parcerias. Nestas situações o fornecedor ajuda no desenvolvimento do projeto do produto, na análise e melhorias do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
  • Administração de produção
  • Administração da produção
  • Administração da produção
  • administração de produçao
  • ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
  • Administração da Produção
  • Administração da produção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!