Administração da educação no brasil colonia

Páginas: 5 (1048 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2013
  Administração da educação no Brasil Colônia.

A formação da sociedade brasileira sofreu e vem sofrendo transformações ao longo dos últimos cinco séculos, pois, ela não foi fruto apenas dos grandes descobrimentos, mas resultou sim da descoberta decisiva, para a transição europeia, da idade media feudal para a modernidade capitalista.Inicialmente, a sociedade brasileira se organiza ainda incipientemente povoada, sobre umas economias agrárias, latifundiárias e escravistas, e assumindo essa forma de economia, realiza sua “tarefa histórica”, enriquecendo o empresário europeu e o colonial, fazendo avançar a transição capitalista em âmbito internacional.
Instalou-se aqui, o que se chamou de economia colonial agroexportadora, que foiuma forma primitiva de dominação capitalista, diferente da europeia, que assumia formas cada vez mais avançadas, na sua ruptura com o passado escravista feudal.
No espaço econômico que ela criou, havia lugar para dois agentes, o que produzia e o que tinha a propriedade dos meios de produção e dos bens produzidos.
Sendo assim, a única forma de cultura que poderia se esperar, sem duvida,seriam uma que fosse marcada pelo autoritarismo típico da religião institucionalizada, pelo elitismo de uma estrutura social brutalmente dividida em extremos intocáveis e pelo caráter contemplativo adequado as existências ociosas, dos que vivem da produção primaria e de produtores compulsórios.
É assim que a cultura colonial, precária até mesmo entre os círculos socialmente mais seletos,parecia se distanciar da mesquinha e cruel existência colonial.
Numa sociedade onde a cultura era como ornamento e mercadoria de lucros, muitos dispensavam a formação intelectual, pois, ser uma pessoa culta se apresentava como um substituto para aqueles que não dominavam diretamente as fontes do poder,, representados pela terra e pelos escravos.
E é natural que a espécie de cultura quecirculava entre a camada senhorial estivesse longe daquela produzida nos países europeus que liderava o avanço capitalista, fazendo evoluir suas formas de produzir na direção do fazer técnico e fabril, pois, mesmo em meio ao modelo cultural português, de tradicionais e erudição, a cultura nativa mesmo agonizando, procurava resistir à invasão da “civilização crista ocidental”, e mesmo sendo a forçasilenciada, não deixou de ser a menos atuante, que se expressa no folclore ou no que hoje se designa como “cultura popular”.
A cultura metropolitana se impõe sobre a nativa, e mesmo negando-a, ela se faz presente tanto na produção artística popular, como nos romancistas modernos.
    As rupturas políticas e socioculturais refletiram na administração pública escolar do Brasilindependente. O novo projeto educacional brasileiro tinha como principal interesse garantir a instrução primária para a população branca e livre. Para a concretização deste ideal pedagógico foi necessário reformular os quadros administrativos e burocráticos do Brasil, valorizando a elite nacional recém formada e quebrando os últimos vínculos existentes no âmbito educacional com Portugal.
    OImpério proporcionou a existência de um novo olhar sobre a administração escolar no Brasil, principalmente por estabelecer a relação entre educação e sistema legislativo. A Lei Geral de 1827 citava o compromisso do Estado com a criação de escola de primeiras letras, para todos os cidadãos em todas as cidades, vilas e vilarejos. A lei de 1827 refletiu a necessidade da nova nação, legislar sobre aadministração escolar pública, se tornando a primeira lei de educação no país.
    A Lei Geral contribuiu para expandir a organização da administração escolar no Brasil. A nova legislação instaurou procedimentos ausentes no período colonial. A Lei de 1827 introduziu matérias e métodos educacionais a serem utilizados no cotidiano escolar, desenvolveu uma política salarial para o professor,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação no brasil colônia
  • Educacao dos indios
  • Educação no Brasil colônia
  • A educação no brasil colônia
  • EDUCAÇÃO NO BRASIL COLÔNIA
  • A educação jesuítica no brasil colônia
  • Educação da mulher e da criança no brasil colônia
  • Metodos de educação no brasil colonia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!