Administração da diversidade

Páginas: 17 (4094 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
ADMINISTRAÇÃO DA DIVERSIDADE
ADMINISTRAÇÃO DA DIVERSIDADE
2012

FACULDADE PITÁGORAS – 1º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO – TURMA A
11/04/2012
2012

FACULDADE PITÁGORAS – 1º PERÍODO DE ADMINISTRAÇÃO – TURMA A
11/04/2012

Sumário
Resumo 2
1. Introdução 3
2. Conceituando a diversidade cultural 4
3. Responsabilidade social nas empresas 5
4. Metodologia do estudo 7
5. Delimitação dadiversidade 7
6. Gerindo a diversidade 9
7. Diversidade e inovação 10
8. Diversidade e resultados 11
9. Implementação da gestão da diversidade 13
10. Conclusão 15
Referências 17


Resumo

Em um ambiente de grande competitividade que impõe às empresas novos desafios e demandas, a produtividade, a inovação e compromisso social são exigências que estão na ordem do dia, comorequisitos para o sucesso e para a sustentabilidade dos negócios. Dessa forma, cada vez mais, a gestão da diversidade tem sido estimulada pelas organizações e os motivos vão desde a responsabilidade social até a tentativa de tornar o ambiente mais inovador, pela aglutinação de perfis, formações, raça, idade, gênero e experiências diferentes.
O objetivo desse artigo é demonstrar, por ummétodo indutivo e através de uma pesquisa bibliográfica e exploratória, a relação entre os fenômenos diversidade e competitividade, formulando teorias para que as organizações retirem dessa relação recursos para a maximização de seus resultados, principalmente através da criatividade.
O resultado da pesquisa constatou que as empresas com programas de diversidade cultural tiveram melhorperformance do que aquelas que não os possuíam, comprovando que ao valorizar a Gestão da Diversidade as organizações conseguem utilizar melhor os recursos internos de que dispõem, incentivando a inovação e melhorando a produtividade.

Palavras-chave: Diversidade; Competitividade; Pessoas;

1. Introdução

Nos últimos anos, parece impossível deixar de perceber como nossasvidas estão sendo modificadas de forma cada vez mais rápida e intensa por fatos e situações que escapam a nosso controle. Temos, de forma mais rápida e intensa, novas informações, novos fatos, novas condições, novas ameaças e novas oportunidades.
A globalização dos mercados, as inovações tecnológicas, e o aumento da competitividade trazem, como consequência, a implantação nas empresasde programas para a maximização de seus resultados. Diante desse contexto, as empresas estão aprendendo que a única maneira de construir a verdadeira vantagem competitiva é por intermédio do capital humano (BARRET, 2000).
Nos tempos atuais, as empresas estão ampliando a sua visão e atuação estratégica e estão percebendo que todo processo produtivo somente se torna viável desde que haja aparticipação das pessoas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos e habilidades, sendo diferencial competitivo a capacidade criativa e inovadora das pessoas.
A chave do sucesso e a competência das empresas estão nesta nova fronteira, que é o comportamento das pessoas, ou seja, a vantagem competitiva das empresas está na maneira de utilizar oconhecimento das pessoas e coloca-lo eficazmente em ação na busca de soluções satisfatórias e de novos produtos e serviços inovadores.
Vários aspectos e situações influenciam para que as organizações tenham um clima organizacional favorável a criatividade, tais como necessidades de segurança e fisiológicas das pessoas satisfeitas, ambiente de trabalho agradável, reconhecimento, gestãoparticipativa, comunicação eficiente e eficaz, liderança, entre outros, porém, queremos nesse artigo dar uma ênfase a um assunto que tem sido pouco abordado e que acreditamos ser primordial para um ambiente propenso a criatividade e a inovação: a gestão da diversidade.
São muitos os fatores que se somam para fazer de cada um de nós um ser único, e, ao mesmo tempo, parte de uma comunidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • diversidade
  • diversidade
  • diversidade
  • Diversidade
  • diversidade
  • Diversidade
  • Diversidade
  • Diversidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!