Administração da cadeia de suprimentos

Páginas: 14 (3328 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
1. Introdução
O problema que o grupo encontrou foi :
Como funciona a administração da cadeia de suprimentos em uma rede empresarial?

Os conceitos a serem pesquisados foram:
De acordo com a situação problema achamos importante destacar os seguintes assuntos:
- Administração da cadeia de suprimentos: (Quem aplica? Onde se aplica? Porque aplica? Quando se aplica? Como se aplica?);
-Como funciona uma rede de empresas;
- Como funciona a prática de colaboração entre empresas;
- Mercado da Tomografia;
- Relação Cliente/Fornecedor;
- Inovação e Globalização.

2. Conceitos Relevantes:
2.1 Mercado da tomografia
Com a entrada de novas marcas de equipamentos panorâmico e tomográficos no segmento de radiologia, houve uma abertura do leque de opções, consequentemente,uma considerável queda nos preços destes aparelhos, tornando cada vez mais acessível esta nova geração de tecnologia.
Por  apresentar um custo-beneficio bem mais atraente do que o tradicional arranjo – aparelho panorâmico digital e tomógrafo dedicado-,  este conceito já conquistou o mercado e vem gradativamente fazendo parte da composição das diversas clinicas no Brasil.
Todavia, oque é importante ressaltar é que: somente o investimento nestas novas tecnologias não é, de forma alguma, certeza do sucesso.  Se bem planejado e com uma estratégia de marketing forte por trás, tornar-se-á o fundamento para uma nova era de sucesso e modernização do mercado de atuação.
O que acontece, muitas vezes, é que o radiologista faz o investimento no aparelho e depois tenta “enfiargoela abaixo” dos consumidores os novos serviços. Esse erro é bem comum, e por vezes tem feito muito radiologista/empresário frustrado com o novo investimento.
Para todo e qualquer área de atuação, quando você tem um produto novo, ou serviço novo, é necessário criar mercado para esse produto. Criar mercado em nosso segmento é sair a campo vendendo a idéia, antes de tentar vender oserviço/produto,
Sendo assim, é fundamental esta clinica que investiu em uma nova tecnologia, entender que tão ou mais importante do que a nova aquisição é torna o profissional informado e apto a consumir este novo serviço da clinica. Quanto melhor preparado e instruído ele estiver para usar estes recursos, mais apto e desejoso estará para consumi-lo.
2.2 O que é gestão de cadeia de suprimentos?A intensa competição nos mercados globais, a introdução de produtos com ciclos de vida reduzidos e a grande expectativa dos clientes forçaram as empresas a investir e focar a sua atenção na cadeia de suprimentos. Esses fatores, juntamente com os avanços contínuos em tecnologias de comunicação e transporte (por exemplo, comunicação móvel e entrega noturna) promoveram a contínua evolução da cadeiade suprimentos e das técnicas utilizadas no seu gerenciamento.
Em uma típica cadeia de suprimentos, as matérias-primas são adquiridas, os itens são produzidos em uma ou mais fabricas, transportados para depósitos para armazenamento temporário e, então, despachados para varejistas e clientes. Consequentemente, para reduzir os custos e aumentar o nível de serviço, as estratégias eficazes dacadeia de suprimentos devem considerar as interações nos vários níveis da cadeia. A cadeia de suprimentos, também referenciada como rede logística, é constituída por fornecedores, centros de produção, depósitos, centros de distribuição e varejistas, e ainda por matéria-prima, estoques de produtos em processo e produtos acabados que fluem entre as instalações.
A pergunta natural é: qual adiferença entre a gestão da cadeia de suprimentos e o gerenciamento da logística? Embora a resposta, surpreendentemente, dependa de quem está abordando o assunto, nós não fazemos distinção entre gestão da cadeia de suprimentos e logística. De fato, nossa definição para a gestão da cadeia de suprimentos é semelhante à definição de gestão da logística dada pelo Conselho de Gestão da Logística:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CADEIA DE SUPRIMENTOS ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
  • Atlas schindler
  • Administração do recursos humanos na cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeias de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos
  • cadeia de suprimentos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!