Administração contemporanea

Páginas: 23 (5710 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2012
4 OS FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TESE

Neste capítulo apresentam-se os resultados da pesquisa bibliográfica desenvolvida em busca de teorias que ofereçam subsídios para a empregabilidade nos espaços de produção de serviços. Vai-se em busca das teorias convencionais de administração, para nelas se encontrarem referenciais para a empregabilidade. Depois, pesquisam-se teorias não usuais daadministração, na tentativa de obter um referencial mais sólido para a empregabilidade do que aquele encontrado na teoria geral de administração. Entre as teorias serão discutidas a delimitação dos sistemas sociais, a organização em aprendizagem e as teorias sobre transformação organizacional. Ao final do capítulo, são apresentadas as categorias e subcategorias para a empregabilidade extraídas dos fundamentosteóricos.
4.1 As Teorias de Administração e a Empregabilidade
Considerando-se a importância para esta tese das teorias que tratam das organizações e sua gestão e a relevância dos objetivos definidos para esta unidade, abordam-se agora, de maneira sintética, os principais grupos de teorias administrativas. Pretende-se provar que as teorias convencionais de administração se fundamentam no mesmoreferencial que deu origem ao emprego, sendo, na sua maioria, guias insuficientes, quando não inadequadas, para a empregabilidade. As exceções, quer das teorias, quer de autores, precisam ser identificadas, para, posteriormente, verificar-se em que podem auxiliar na construção do protótipo.
As teorias administrativas podem ser apresentadas segundo diversas classificações. A lógica adotada aseguir tem por base a classificação de Burrel e Morgan (1979) e, ainda, estudos de Clegg e Dunkerly (1980), Wren (1979), Aldrich (1979) e Weber (1944,1949,1978). No ordenamento deste tópico, adota-se a seqüência cronológica como um caminho para enveredar pela selva das teorias administrativas (Koontz,1964). Discute-se, na continuação, o declínio da organização de natureza burocrática, frente àstransformações que vêm ocorrendo nas organizações.
4.1.1 O Pensamento Administrativo
Tornou-se clichê, atualmente, dizer-se que as organizações no final do século XIX eram completamente diferentes das que se tem hoje. Apesar de o trabalho acompanhar o homem em sua História, assunto tratado no capítulo anterior, sua organização e sua administração, como conhecemos hoje, é assunto que teve seu iníciono final do século XIX e início do século XX. No entanto os fundamentos filosóficos que sedimentaram o corpo de teorias administrativas, no decorrer da história evolutiva da Administração, encontram-se na Antiguidade. A influência da Filosofia na Administração encontra-se em estudos de Haimann (1965), Dimock (1958), Koontz e O’Donnel (1964), entre outros.
Durante o século XIX, várias idéiasforam desenvolvidas nas organizações. Dentre elas, destaca-se a importante contribuição e influência de Smith (1776), que privilegiou o princípio da especialização e da divisão do trabalho em Riquezas das Nações (1776). Seus princípios serviram de embasamento para os estudos dos "tempos e movimentos", que, mais tarde, Taylor e Gilbreth adotaram como base da administração científica. Não se pode deixarde registrar também as influências de economistas como Ricardo (1817), Malthus (1820), Mill (1826) e Newmann (1835).
Segundo George (1968), as idéias dos economistas clássicos liberais constituíram-se nos alicerces do pensamento administrativo moderno, com base nos conhecimentos sobre a natureza e o comportamento do homem, servindo como orientação aos processos produtivos. Naquele período,"acúmulo de capital" era a palavra de ordem entre os donos de fábrica e comerciantes (Treveyan, 1967; Hosbbawn, 1995). Confirma-se, assim, a filiação da Administração à Economia (Salm, 1993).
A partir da segunda metade do século XIX, o Liberalismo econômico adotado pelos Estados Unidos impulsionou o Capitalismo, que se expandiu e contribuiu para o despontar de grandes coorporações como: Du Pont,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração Contemporânea
  • administracao contemporanea
  • Administraçao contemporanea
  • Administração contemporânea
  • a administração contemporanea
  • Tendencias contemporaneas na administração de operações
  • Qual a importância da administração nas organizações contemporâneas
  • ADMINISTRAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!