Administração Clássica

Páginas: 5 (1198 palavras) Publicado: 29 de outubro de 2013
·

Administração Clássica.

Definição:
· A Teoria Clássica teve o seu início na França em 1916, se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Partia da organização e da estrutura como um todo, para garantir a eficiência de todas as partes envolvidas, fossem elas departamentos, seções ou pessoas como executoresde tarefas e ocupantes de cargos.

Curiosidade:

Fayol expôs sua Teoria da Administração em seu livro Administration Industrielle et Générale , publicado em 1916. Suas idéias também foram divulgadas por Gulick e Urwick.

Pensador:

Henri Fayol (1841 – 1925), nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo assim as consequências da Revolução Industrial e da I Guerra Mundial.Objetivo:

O objetivo principal era a busca da eficiência das organizações.


Taylorismo.

Definição:

É uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho.

Curiosidade:

Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.

Pensador:

O engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915),considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas.

Objetivo:

Aumentar a eficiência ao nível operacional.


Fordismo.

Definição:

O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversasespécies. Trata-se de uma forma de racionalização da produção capitalista baseada em inovações técnicas e organizacionais que se articulam tendo em vista, de um lado a produção em massa e, do outro, o consumo em massa.

Curiosidade:

O fordismo foi o sistema de produção que mais se desenvolveu no século XX, sendo responsável pela produção em massa de mercadorias das mais diversas espécies.

Pensador:O empresário norte-americano Henry Ford.

Objetivo:

O objetivo principal deste sistema era reduzir ao máximo os custos de produção e assim baratear o produto, podendo vender para o maior número possível de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produção, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automóveis, e cada funcionário executava uma pequena etapa. Logo,os funcionários não precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produção. Também não era necessária utilização de mão-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produção.


Administração por objetivo.

Definição:

Consiste num processo de absolvição da informação dos objetivos de umaempresa, de forma que a administração e os profissionais possam desempenhar as suas atribuições em função desses objetivos que compreendem.

Curiosidade:

Sua utilização nos dias de hoje é inadequada, já que foi formulada num período bastante diferente dos atuais que é caracterizado por grande competitividade, rápidas alterações tecnológicas e maior exigência em relação à qualidade edesempenho do produto final.

Pensador:

Peter Drucker.

Objetivo:

Os objetivos podem ser divididos em:

Estratégicos: Quando englobam toda a organização de modo que seja executado em longo prazo.
Táticos: Quando são distribuídos para cada departamento da organização que prevê a interação entre departamentos e sua execução em médio prazo.
Operacionais: Quando são focados para cadaatividade, exercida pelos funcionários onde se pode tornar detalhado e executado em curto prazo.



Teoria das Relações Humanas.

Definição:

É um conjunto de teorias administrativas e ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a "Grande Crise" todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração Clássica
  • Administração clássica
  • Administração classica
  • Administração Classica
  • Administração clássica
  • ADMINISTRAÇÃO CLASSICA
  • Administração clássica
  • Administração clássica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!