Administração cientifica

Páginas: 3 (535 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
Administração Científica foi iniciada por Frederick W.Taylor, como função original eliminar o desperdício eelevar a produtividade. Dividido em dois períodos:No primeiro período(1903) Taylor elaborou o
Estudo dosTempos e Movimentos(Motion-time Study 
), no qual houve uma análise das tarefas, decompondo os movimentos e processos,aperfeiçoando e racionalizando-os. Propondo seleçãocientífica, treinamento e a criação de uma atmosfera decordial cooperação para os trabalhadores.
No segundo período(1911) como a publicação do livroPrincípios da Administração Científica
conclui que aracionalização dotrabalho operário deveria ser acompanhadade uma estruturação geral da empresa.
A principal medida estrutural foi desenvolvimentoOrganização Racional do Trabalho(ORT). Métodos mais rápido seinstrumentos mais adequados para cada tarefa. Logo, houve uma repartição de responsabilidade: a gerência planejava e supervisionava enquanto o trabalhador ficava somente com execução do trabalho.A administração científica é um modelo de administração criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX e que se baseia na aplicação do método científico  naadministração com o intuito degarantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.

Frederick Taylor
Taylor procurava uma forma de elevar o nível de produtividade conseguindo que o trabalhadorproduzisse mais em menos tempo sem elevar os custos de produção. Assim, ele observou que os sistemas administrativos da época eram falhos. A falta depadronização dos métodos de trabalho, o desconhecimentopor parte dosadministradores do trabalho dos operários e a forma de remuneração utilizada foram as principais falhas estudadas por Taylor.
Assim, em 1903, ele publica o livro “Administração deOficinas” onde expõe pela primeira vez suas teorias. Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dostempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração científica
  • Administração científica
  • Administração cientifica
  • Administração cientifica
  • Administração científica
  • Administração Cientifica
  • Administração Cientifica
  • Administração Ciêntifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!