Administração científica e clássica

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
Administração Cientifica

A chegada do século XX foi o inicio do grande avanço da Administração, pois o crescimento acelerado de empresas exigiu novos métodos de administrativos. Naquele contexto as empresas apresentavam diversos problemas como:
( Relações de má qualidade entre os trabalhadores e os gerentes.
( A administração não tinha noção clara da divisão de suas responsabilidadescom o trabalhador.
( As decisões dos administradores baseavam-se em intuição e palpite.
( Os trabalhadores eram colocados em tarefas para as quais não tinham aptidão, não cumpriam muitas das vezes com suas responsabilidades e não recebiam incentivos para melhorarem seu desempenho.
( Não havia integração entre os departamentos da empresa.



Taylor

Frederick Winslow Taylor (1856-1915)é considerado o pai da Administração Cientifica e principal figura do movimento não somente pelas suas contribuições, mas também porque muitos o reconheciam como líder. Ele procurava obter um melhor rendimento do Operário que, naquele período, era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. Com seus estudos, Taylor mostrou que um “exercito” industrial desqualificado significava baixaprodutividade e lucratividade. As principais idéias de Taylor estão presentes no livro “Princípio de Administração Cientifica”, de 1911, no qual ele define os princípios da administração cientifica da seguinte maneira:
1- Desenvolver uma ciência para cada elemento do trabalho, para substituir o velho método empírico.
2- Selecionar cientificamente e depois treinar, instruir e desenvolver otrabalhador, que, no passado, escolhia seu próprio trabalho e treinava-se o melhor que podia.
3- Cooperar sinceramente com os trabalhadores, de modo a garantir que o trabalho seja feito de acordo com princípios da ciência que foi desenvolvida.
4- Existe uma divisão quase igual de trabalho e de responsabilidade entra a administração e os trabalhadores. A administração incumbe-se de todo o trabalho para oqual esteja mais bem preparada que os trabalhadores, enquanto no passado quase todo o trabalho e a maior parte da responsabilidade recaíam sobre a mão-de-obra.
Dessa forma, percebemos uma das principais idéias fundamentais da administração cientifica é a de que a produtividade resulta da eficiência do trabalho e não da maximização do esforço.

Critica
Apesar de tudo, os ideais deTaylor tiveram altos e baixos. Eles não foram muito aceites por trabalhadores, pela imprensa e por políticos. Segundo eles, as propostas da Administração Científica tinham os seguintes defeitos:
1- Aumentar a eficiência provocaria desemprego.
2- A administração cientifica nada mais era do que uma técnica para fazer o operário trabalhar mais e ganhar menos




Ford

Henry Ford(1863-1947) Foi o criador da produção em massa e foi quem consolidou os dois principios da produção em massa, que é a fabricação de produtos não diferenciados em grande quantidade: peças padronizadas e trabalhador especializado. Nessa produção em massa, o produto é dividido em partes e sua fabricação é dividida em etapas, onde cada peça do produto corresponde a uma etapa da fabricação. Em cada umadestas etapas existe uma pessoa ou grupo de pessoas responsavel por determinada tarefa. Essa divisão do trabalho acaba, consequentemente, gerando a especialização do trabalhador.
Ford sem duvidas foi um grande inovador nos metodos de produção. Em 1914, ele criou a linha de montagem movel, na qual o produto desloca-se ao longo de um percurso enquanto os operadores ficam parados, aumentando assim avelocidade da produção, reduzindo os custos de estoques de peças à espera da montagem e diminuindo o preço dos produtos(carros).
Além disso, Ford também adotou, em janeiro de 1914, as 8 horas diarias de trabalho e aumentou o salario para 5 dólares por dia. Segundo ele, os seus operarios deveriam poder comprar o produto que fabricavam, o que sem duvida é opinião avançada até mesmo atualmente....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração cientifica e teoria clássica
  • Administração Cientifica e Classica
  • Administração cientifica e classica
  • Teoria CIentifica e Clássica da administração
  • Administração cientifica, classica
  • Abordagem científica e clássica da Administração
  • TEORIAS CIENTÍFICA E CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO
  • TEORIA CLASSICA E CIENTIFICA DA ADMINISTRAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!