Administração Científica ou Taylorismo

Páginas: 12 (2751 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA OU TAYLORISMO


RESUMO


Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração científica, foi um dos primeiros a utilizar um método de organização objetiva do trabalho, obtendo grande repercussão na industrialização. Nasceu na Filadélfia nosEstados Unidos vindo de uma família rica com princípios rígidos. Suas idéias começaram a ser divulgadas na virada do século XX, seu foco era a eficiência e eficácia operacional na administração industrial. Seu trabalho se deu no chão de fábrica junto ao operariado voltado para sua tarefa. Taylor efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos eprocesos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizandos-os gradativamente. Além de Taylor, a Administração Científica também teve outros seguidores, que provocou verdadeira revolução no mundo industrial.


Palavras-chave: Tempo. Movimento. Eficiência.

1 INTRODUÇÃO
No início do século XX, surgiu a Administração como ciência. Sua primeira abordagem, conhecida como Escola da AdministraçãoCientífica, baseia-se na ênfase colocada nas tarefas. O nome Administração Científica é devido à tentativa de aplicação dos métodos da ciência aos problemas da administração a fim de aumentar a eficência industrial.
Taylor procurou aplicar a Administração Científica nos padrões de produção : padronização de máquinas e ferramentas, métodos e rotinas para a execução de tarefas e prêmios de produção paraincentivar a produtividade. Embora Taylor se preocupasse mais coma filosofia, com a essência da ideia que exige uma revolução mental tanto da parte da direção como da parte dos operários, a tendência de seus seguidores foi uma preocupaçao maior com as técnicas do que com a filosofia da Administração Científica.
No ano de 1878, Frederick Taylor, foi admitido na Midvale Still Company, umaoficina de construção de máquinas da Filadélfia, onde conseguiu a primeira oportunidade efetiva de por à prova suas teorias. Começou como operário, logo passou a escriturário, maquinista e a seguir como contramestre (gerente). Continuou sua progressão na década de 1880, alcançando o cargo de engenheiro-chefe, quando despertou o seu interesse e empenho pelas invençoẽs. Ainda nessa época na MidvaleSteel, iniciou o estudo do tempo e conseguiu fazer o estudo do movimento como parte de sua técnica de estudo do tempo. Graças a sua experiência na linha de produção, Taylor passou a dedicar-se a estabelecer rigorosa observação das habilidades e métodos usados pelos operários na Midvale.

2 DESENVOLVIMENTO
O 1º Período de Taylor, corresponde à época da publicação de seu livro A PIECE RATE SYSTEN(Um sistema de preço por peça, 1895), um sistema de administração e remuneração dos operários e SHOP MANAGEMENT ( Administração de oficinas, 1903), técnicas de racionalização do trabalho do operário por meio do estudo dos tempos e movimentos (Motion-Time Study). Efetuou um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo os seus movimentos e processos de trabalho paraaperfeiçoá-los e racionalizá-los. Em essência , diz Taylor em Shop Management :

1 – O objetivo de uma boa administração é pagar salários altos e ter baixos custos de produção;
2 – Para realizar esse objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisas e experimentação, a fim de formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle de operações fabris;3 – Os empregados devem ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho sejam cientificamente selecionados, para que as normas sejam cumpridas;
4 – Os empregados devem ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto executar um serviço ou tarefa de modo que a produção normal seja cumprida;
5 – Uma atmosfera de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TAYLORISMO; O PAI DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA
  • Administração cientifica
  • Taylorismo ou Administração científica
  • Taylorismo também conhecido como Administração Científica
  • Administração científica
  • Administração científica
  • Administração científica
  • Administração cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!