Administração Ciêntifica

Páginas: 8 (1900 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
CEET – VASCO COUTINHO





ANA PAULA VIANA CARDOSO
DANIEL GOMES DE OLIVEIRA
ELOISA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
LUCINELHA SANTOS PEREIRA
VIVIANE FERREIRA AMORIM










ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA



















VILA VELHA
2014
ANA PAULA VIANA CARDOSO
DANIEL GOMES DE OLIVEIRA
ELOISA OLIVEIRA DO NASCIMENTO
LUCINELHA SANTOS PEREIRA
VIVIANE FERREIRAAMORIM















ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA





Trabalho em equipe apresentado à disciplina Administração Geral do professor Wagner Braga para obtenção de nota relativa ao Modulo I.









VILA VELHA
2014
SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 4
2.1 PRIMEIRO PERÍODO DE TAYLOR 4
2.2 SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR 5
2.3 ORGANIZAÇÃO RACIONAL DO TRABALHO6
2.4 PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA 7
2.4.1 Princípios de Taylor 7
2.4.2 Princípios de Ford 7
2.5 APRECIAÇÃO CRÍTICA DA TEORIA DA ADMINIS. CIENTÍFICA 8
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10



1 INTRODUÇÃO

No inicio do século XX, a Administração surge como uma ciência que mudaria a forma de gerenciar e supervisionar uma empresa. Surge então a Escola deAdministração Cientifica a qual teve como percussor o engenheiro americano Frederick Wilson Taylor, que levaria ao extremo suas idéias, bem como seus valores e crenças para o ”chão de fabrica”, com o intuito de aumentar a eficiência industrial, tendo como ferramenta primordial a observação e a mensuração dos tempos e movimentos, como forma de elevar os níveis de produtividade por meio das técnicas deengenharia industrial.
Taylor deixa um legado de seguidores de suas teorias como Ford e tantos outros que se basearam em seus princípios para que alcançassem êxito na administração da produção das fabricas.


2 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

A Administração Científica da ênfase nas tarefas. Esse nome é devido a tentativa de aplicar os métodos científicos nos problemas da administração, paraconseguir maior eficiência industrial. Os métodos mais usados são a observação e a mensuração. A escola da administração cientifica teve inicio no século XX pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor. Suas maiores preocupações eram de tentar acabar com o desperdício e perdas nas industrias, e aumentar a produtividade aplicando métodos e técnicas da engenharia industrial.

2.1 PRIMEIRO PERÍODO DETAYLOR

Taylor iniciou suas experiências e estudos pelo trabalho do operário e, mais tarde, generalizou as suas conclusões para a Administração geral: sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima e das partes para o todo.
O primeiro período de Taylor corresponde à época da publicação do seu livro Shop Management (Administração de Oficinas) (1903) onde se preocupa exclusivamente com astécnicas de racionalização do trabalho do operário, através do Estudo de Tempos e Movimentos.

Taylor diz:

O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
Para realizar esse objetivo, a Administração tinha de aplicar métodos científicos de pesquisa e experimento para o seu problema global, a fim de formular princípios e estabelecer processospadronizados que permitissem o controle das operações fabris.
Os empregados tinham de ser cientificamente colocados em serviços ou postos em que os materiais e as condições de trabalho fossem cientificamente selecionados, para que as normas pudessem ser cumpridas.
Os empregados deviam ser cientificamente adestrados para aperfeiçoar suas aptidões e, portanto, executar um serviço ou tarefa de modo que aprodução normal fosse cumprida.
Uma atmosfera de íntima e cordial cooperação teria de ser cultivada entre a Administração e os trabalhadores, para garantir a continuidade desse ambiente psicológico que possibilite a aplicação dos outros princípios por ele mencionados.
2.2 SEGUNDO PERÍODO DE TAYLOR

O segundo período de Taylor corresponde à época da publicação de seu livro Princípios da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração científica
  • Administração científica
  • Administração cientifica
  • Administração cientifica
  • Administração científica
  • Administração Cientifica
  • Administração Cientifica
  • Administração Científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!