administração burocratica

Páginas: 6 (1466 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Administração Burocrática

A Teoria Burocrática surgiu com a publicação do clássico Estudo de administração, criado pelo presidente norte-americano, Woodrow Wilson, e que propunha medidas para uma nova estrutura de administração que causaria uma separação entre administração e política. Frederick Taylor, um engenheiro norte-americano, e o sociólogo alemão Max Weber também tiveram influênciasignificativa para o surgimento dessa teoria. O primeiro, reconhecido por ter criado a administração científica, que mostrava a necessidade de encontrar a melhor maneira para se realizar uma tarefa, e o segundo, por meio da publicação de um livro que mostrava que o processo de administração poderia ser mais eficaz. Ele acreditava que, por meio da burocracia, alcançaria uma padronização em relaçãoaos resultados, aos cargos, o que geraria uma melhor organização.
Foi motivada principalmente pelo crescimento das empresas, que exigia uma organização mais rígida, mais definida, e também pela ineficiência de duas teorias contraditórias e com ideologias desfalcadas, teoria clássica e das relações humanas, que não suportaram a situação mais complexa das empresas. A burocracia surgiu também com oobjetivo de combater o nepotismo, que era uma característica presente na administração patrimonialista, teoria que antecedeu a burocracia.
O período de 1930 foi um marco na história do Brasil. Nessa época ocorreu o fim do Estado Oligárquico, o que causou a formação de uma nova classe, a classe média. Houve também a criação do Estado nacional-desenvolvimentista e, como resultado, atingiu-se odesenvolvimento da economia, o que gerou a primeira Revolução Industrial no Brasil.
Quando chega ao poder, em 1930, o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, começa a enxergar os problemas da administração brasileira. Ele percebeu que a solução desses problemas seria crucial para o desenvolvimento do Brasil que, naquela época, encontrava-se em um período de grande atraso econômico. Vargas decidiuentão dar um “empurrão” no desenvolvimento do país.
Iniciou-se então uma reforma administrativa no Brasil, a chamada Reforma Burocrática. Foram criados vários órgãos e empresas estatais, como, por exemplo, o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio; o Instituto do Açúcar e do Álcool; o Conselho Técnico de Economia e Finanças; o Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) e aCompanhia Siderúrgica Nacional. Esses órgãos exigiam trabalhadores qualificados, prontos para colocar em prática as ideias nacionalistas e que tinham o objetivo de desenvolver o país.
O DASP foi o agente principal da reforma burocrática no Brasil. Ele propôs o ingresso nos cargos públicos através de concurso, propôs uma racionalização geral dos métodos utilizados nas organizações e a utilização deuniformes para classificação de cargos. A burocracia pública teve um papel importante no governo de Vargas. Ela causou o desenvolvimento efetivo do país, contribuindo com a industrialização, e criou ainda as empresas de economia mista, como a Petrobrás.
A palavra "burocracia" é, geralmente, utilizada para referir-se a um processo que segue regras, cheio de normas e regulamentos que, muitas vezes,atrapalha o andamento rápido e facilitado de certas coisas. Por outro lado, ao contrário da opinião que a maioria das pessoas tem a respeito dessa teoria, na administração, a burocracia já foi vista como um modelo a ser seguido que tinha várias vantagens. A ordem, organização e capacitação dos funcionários de uma empresa que segue o estilo burocrático como padrão de organização são exemplos deaspectos positivos que a burocracia carrega. O detalhamento de como tudo deve acontecer, o formalismo, também são características dessa teoria. Esses foram alguns dos motivos que a levaram a ser adotada como um modelo de administração durante certo período. Era definida como Administração Burocrática.
Uma organização burocrática é composta por normas e regulamentos que são preestabelecidos por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração burocratica
  • Administração burocratica
  • administração patrimonial e a administração burocrática
  • DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BUROCRÁTICA À GERENCIAL
  • Teoria burocrática da administração
  • Administracao Burocratica e suas inconsistencias
  • Administração Pública (Burocrática à Gerencial)
  • Abordagem Burocrática da Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!