Administração books

Páginas: 5 (1215 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O que é empresa
É uma organização econômica em que são reunidos e combinados fatores de produção, desenvolvendo uma determinada atividade com objetivo de lucro.

Elementos ou recursos de uma empresa
Para que empresa consiga atingir seu objetivo, é necessária a união de quatro elementos ou recursos, a saber:
1.Humanos: são os funcionários organizados em uma hierarquia. É o elemento maisimportante para que a empresa alcance seus objetivos.
2.Materiais: as máquinas que se destinam a produzir bens: ferramentas, veículos, computadores, maquinário etc.
3.Técnicos: as habilidades para desenvolver o objeto social da empresa, ou seja, saber lidar com o que se propõe a fazer.
4.Finaceiros: de fundamental importância, é o capital empregado na produção dos bens, na atividade comercial e/ouserviços.

Pessoa física
É o indivíduo ou pessoa natural dotada de vontade própria e capaz de direitos e obrigações.

Pessoa jurídica
Há duas formas de entender a pessoa jurídica, a saber:
*Empresário: um novo tipo de opção àquelas pessoas que pretendem se inscrever como pessoa jurídica, independente de ser comerciante ou prestador de serviços, em que o titular responde ilimitadamente portodos os atos praticados pela empresa.
*Sociedade: a união de dois sócios que têm responsabilidade solidária e limitada perante os compromissos assumidos.

Missão da empresa
A partir do conceito de negócio formulado e definida a forma jurídica, deve-se desenvolver a declaração de missão da empresa em termos das metas que deverão ser atingidas, relacionadas a: natureza e qualidade dos produtose/ou serviços oferecidos, preços, relacionamento com os clientes, funcionários e com outras empresas do setor, características do ambiente de trabalho e estilo de administração, incorporação de novas técnicas e tecnologias, perspectivas de crescimento e lucros, relacionamento com a comunidade e com o meio ambiente.

Constituição de legalização de empresas
Para que as empresas possam desenvolversuas atividades, é preciso que estejam devidamente constituídas e legalizadas.
No caso das empresas industriais, comerciais, prestadoras de serviços, a legalização se dá por meio do registro ou arquivamento de seus atos constitutivos na Junta Comercial do Estado, na Secretaria da Receita Federal, na Prefeitura Municipal, na Secretaria da Fazenda do Estado (exceto prestadoras de serviços eentidades sem fins lucrativos).
As empresas exclusivamente de prestação de serviços têm ainda a opção de arquivar seus atos constitutivos no Cartório do Registro de Títulos e Documentos ou equivalente, no município em que forem atuar nessa atividade.

Natureza das empresas
As empresas são classificadas quanto à sua forma, como segue:
Empresa de prestação de serviços
Empresas que vendem um serviçoprestado diretamente ao cliente. Geralmente têm estrutura simples porque não necessitam de estoque. A grande força deste tipo de negócio são as pessoas. Exemplos: clínica de estética, salão de beleza, assessoria contábil, conserto de equipamentos, dentre outras.
Empresa comercial
A atividade essencial é comercializar bens e produtos. Essa comercialização pode se dar em termos de varejo oudistribuição. No varejo o fornecedor vende diretamente ao consumidor final em quantidades geralmente pequenas, para seu próprio consumo. Essa empresa normalmente tem estoque e paga comissões por vendas, lidando diretamente com o público. Neste caso, as pessoas também são a grande força do negócio. Exemplos: supermercados, farmácias, magazines. Na distribuição trata-se de empresas comerciais que atuam emdeterminadas áreas geográficas e são responsáveis por colocar determinados produtos no mercado. Muitas vezes essas empresas também vendem no varejo. Exemplo: atacadistas de produtos alimentícios, atacadistas de rações animais.
Empresa industrial
A empresa fabrica produtos mediante encomendas ou para formar estoques, utilizando para isso insumos ou produtos elaborados por outros fabricantes....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • e-books
  • book
  • book
  • BOOK
  • Books
  • Book
  • E Book
  • bOOKS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!