Administração arh

Páginas: 8 (1886 palavras) Publicado: 8 de julho de 2012
1-INTRODUÇÃO
O presente artigo pretende apresentar uma análise sobre Administração de Recursos Humanos, bem como, os subsistemas implícitos neste setor. Destacando a função dessas unidades de informações, que estão inseridos no departamento de RH.
A importância desse tema justifica-se porque esta área é responsável pelo gerenciamento das pessoas, que necessariamente elaboram estratégias, tomamdecisões, e organizam soluções de problemas internos e externos relacionados à empresa. Esse é o diferencial da Administração de Recursos Humanos atualmente.
Visto que, a industrialização e o avanço tecnológico dos centros urbanos das importantes cidades brasileira, reformularam o mercado de trabalho, e à medida que as empresas cresceram e se multiplicaram, necessitam de um intenso programa dedesenvolvimento e investimento, tanto na formação do pessoal como na eficiência e eficácia das organizações, em função da competitividade, produtividade e do retorno financeiro.
Assim, a Administração de Recursos Humanos, está alicerçada sobre as organizações e as pessoas, por isso, sofreu uma mudança em relação ao seu conceito. O que antigamente era apenas um elemento de ligação entre organizaçãoe empregados, hoje é um sistema aberto em contínua interação com todos os ambientes, e níveis de comportamento.
Ou seja, se modernizou se tornou parte central das organizações, uma vez que, impulsiona a competitividade, analisa o comportamento da sociedade das organizações como macrossistema, e do indivíduo como microssistema, no sentido de promover o desempenho eficiente do pessoal, e ajudar aorganização alcançar sua missão.
Essas operações permitem um grande dinamismo no relacionamento dentro da empresa. Cujos resultados provêm na forma de novas estratégias de trabalho, bom desempenho da equipe, e alta produtividade.




2-REFERENCIAL TEÓRICO
A área de RH está unida a diversos setores que compõem as organizações, e estas constituídas de pessoas, que dentro das empresas setornam parceiros essenciais dos negócios. É dessa interação entre pessoas e organizações e vice-versa, que surgiu a Administração de Recursos Humanos (ARH). Conforme Chiavenato (2003, p.) “Sem as organizações e sem as pessoas que nela atuam não haveria administração de recursos humanos”.
Apesar de ser uma área relativamente nova no Brasil, o RH pode ser aplicável a qualquer empresa, pois, lida commeios, com recursos intermediários, além de recursos vivos, complexos e diversificados, que são as pessoas, ou colaboradores das organizações. Esse envolvimento se processa num dinamismo tão perfeito que dificilmente pode haver divisões, pelo contrário, formam equipes de trabalho objetivando uma missão.
Assim, a administração praticada pelo RH, direcionado ao trabalho de gerenciamento, requerum administrador de recursos humanos, competente e atento às relações interpessoais, porque seu relacionamento se estende a acionistas, consumidores, fornecedores, clientes internos, colaboradores e etc.
Além disso, devem assegurar um ambiente sadio e seguro, necessário à contratação, seleção, treinamento, avaliação, e até relações trabalhistas. É um trabalho importante e de granderesponsabilidade, pois, tomam decisões e coordenam o trabalho de outros. De acordo com Dissler (2003, p. 2) “ARH refere-se às práticas e as políticas necessárias para conduzir os aspectos relacionados às pessoas no trabalho de gerenciamento ...” Porém, é um setor que está passando por grandes mudanças e inovações, por causa da crescente globalização dos negócios, e a acirrada concorrência.
Assim, dentro donovo contexto, o trabalho dos gerentes, seja o de linha ou de Staff, trata de maneira forte e efetiva todas as questões relacionadas às estratégias organizacionais. Prestando assessoria e aconselhamento (Staff), ou, para a prática funcional. Como menciona Chiavenato (2003, p. 171) “Assim, cada chefe ou gerente é responsável pelos recursos humanos alocados em seu órgão – qualquer que seja de linha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • administração da ARH
  • Introduçaõ a administração de recursos humanos ( arh)
  • Arh
  • Eras da arh
  • ARH
  • A evolução da arh
  • Questionário de arh
  • Os subsistemas de arh

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!