ADMFIN Retorno sobre Investimento e Alavancagem Financeira 2 RESUMO DE AULA Vers o 1

1032 palavras 5 páginas
RETORNO SOBRE INVESTIMENTO E A ALAVANCAGEM FINANCEIRA
MASAKAZU HOJI: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
Capitulo 9.1 pg’s 186 a 199
Capitulo 12.6.1 pg’s 323 a 325

Como visto, um dos objetivos do Administrador Financeiro é o de Aumentar o Valor Negocial da Empresa.
A melhora deste valor está associada tanto a Rentabilidade dos Investimentos quanto ao Retorno sobre o Capital Próprio.

A Rentabilidade sobre os Investimentos (ROI ou RsAt ou RAT) depende do tamanho do lucro Operacional Líquido que os Ativos da empresa propiciam alcançar.

RAT= A Rentabilidade sobre o Capital Próprio ou sobre o Patrimônio Líquido (RSC ou RsPL ou RPL ) representa o ganho líquido final ( Lucro Líquido) por unidade de capital dos acionistas investido.
RPL=

Para se analisar a combinação destes dois indicadores é necessários entender cada um, em particular:
a) RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS

Para se aumentar o resultado operacional da empresa, geralmente, se é necessário aumentar os investimentos em ativos na empresa, seja em ativos circulantes operacionais (estoques, clientes, etc.) seja em ativos não circulantes operacionais ( máquinas, equipamentos e instalações)

Os aumentos nos Investimentos provocarão um aumento na capacidade de produção que, consequentemente, “devem” implicar em um aumento na Receita Bruta. Podem, por outro lado, provocar uma redução nos Ativos Operacionais se permitirem ganho nos tempos na estocagem e produção e, até mesmo, no uso de capital intensivo, por meio de alguma inovação.

Este ganho é medido pelo NOPAT ( lucro Líquido Operacional) ou seja Lucro depois de IR e antes de Juros.

O retorno sobre os investimentos pode ser entendido decompondo-se os seu resultado pelo seu dois fatores de geração. O primeiro, a eficiência operacional, maiores ganhos ( receitas menos despesas) por unidade de receita gerada. O segundo, a capacidade deste ativo em gerar receitas, ou seja receita total por quantidade de ativo que a empresa possui.
OBS1: RECEITA TOTAL

Relacionados