Adm interdisciplinar - mc donald's

730 palavras 3 páginas
Administração Interdisciplinar

1) Identifique as teorias da administração cujos elementos e características podem ser utilizados para analisar o caso do McDonald’s.
Na estrutura do McDonald’s temos todos os elementos componentes de uma estrutura organizacional: pessoas, tarefas, estrutura, ambiente e tecnologia. Ao analisar o caso podemos identificar principalmente características de duas teorias da administração como, por exemplo: * A teoria da administração científica, de Taylor, onde a ênfase era a tarefa, a organização racional do trabalho, a padronização de métodos e a especialização, a fim de produzir com o máximo de eficiência; * A teoria clássica da administração, de Henri Fayol, caracterizada pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência, dividindo a empresa em seis funções (técnica, comercial, financeira, segurança, contábil e administrativa), e preocupando-se mais com a visão de todas as esferas da organização (operacionais e gerenciais) e defendendo o princípio da unidade de comando, onde um subordinado só poderia ter um superior;
Os pontos convergentes entre as duas teorias de abordagem clássica é a vantagem financeira como fator motivacional e o objetivo de máxima eficiência. 2) Quais princípios da escola clássica da administração se manifestam na administração do McDonald’s? Dê exemplos.
Analisando o McDonald’s do ponto de vista da escola clássica da administração podemos identificar claramente alguns princípios como:
- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade. No McDonalds todos os funcionários recebem treinamento especializado nas diversas áreas e se orientam por um manual com todos os procedimentos formalizados. - Autoridade e Responsabilidade – Devido a padronização e a rotina de tarefas em cada loja da rede há necessidade de uma maior supervisão (humana e/ou tecnológica) e funcionários

Relacionados

  • ADMINISTRAÇÃO
    58298 palavras | 234 páginas
  • plano de marketing
    18548 palavras | 75 páginas
  • Concursos Administra o P blica Apostila
    97268 palavras | 390 páginas