ADM. FINANCEIRA E ORÇAMENTARIA

6314 palavras 26 páginas
Administração de Caixa

Razões da demanda de moeda e manutenção de caixa

A administração de caixa visa, fundamentalmente, manter uma liquidez imediata necessária para suportar as atividades de uma empresa. Por não apresentar nenhum retomo operacional explícito, o saldo de caixa ideal deveria ser nulo. Essa posição extrema, no entanto, é inviável na prática, já que a empresa precisa normalmente manter certo nível de caixa para, entre outras razões, fazer frente à incerteza associada a seu fluxo de recebimentos e pagamentos.
Keynes identificou três motivos que levam as empresas (e as pessoas também) a manter determinado nível de caixa:
O primeiro, definido como motivo-negócio (ou “motivo-transação”) é explicado pela necessidade que uma empresa apresenta de manter dinheiro em caixa para efetuar os pagamentos oriundos de suas operações normais e certas. No ciclo de caixa descrito, as empresas consomem recursos e precisam consequentemente, manter certas reservas monetárias para suprir essas saídas ordinárias. A falta de sincronização verificada entre os momentos dos recebimentos e dos vencimentos dos compromissos é que determina a demanda por caixa pelas empresas.
O segundo motivo refere-se à precaução. É comum ocorrerem certas despesas imprevistas e extraordinárias nos negócios empresariais (variações inesperadas nas rendas e nos preços de alguns fatores de produção, insolvência de clientes etc.), e, quanto maior for o saldo de caixa para enfrentar essas exigências monetárias inesperadas, tanto maior será à margem de segurança de atuação da empresa. Dessa maneira, o motivo-precaução para a retenção de ativos de máxima liquidez por uma empresa é justificado pela diferença normalmente observada entre os fluxos monetários orçados e os reais.
Finalmente, o terceiro motivo citado refere-se à especulação. Por exemplo, o aproveitamento de oportunidades especulativas em relação a certos itens não monetários (estoques, normalmente), desde que a empresa acredite numa

Relacionados

  • Cole o Sinopses v
    193539 palavras | 775 páginas