ADM Estrat Gica Let Cia Barboza

737 palavras 3 páginas
A implantação de um Planejamento estratégico nas empresas, há muito tempo deixou de ser um diferencial, e passou a ser uma necessidade, para toda e qualquer organização, independentemente do segmento comercial.
Tem como objetivo principal definir o que a empresa espera conquistar e onde quer chegar, facilitando a previsão de problemas futuros, dando condições aos administradores de enfrentá-los antes de tomarem grandes proporções, para traçar as metas é preciso saber onde se está pisando. Para isso, existe um passo importante no planejamento que é o estudo dos ambientes internos e externos da organização, pois a sobrevivência e o sucesso da empresa dependem da sua sintonia com o ambiente.
O Planejamento estratégico examina as questões principais, olha o ambiente externo para se assegurar de que a bordagem é realista e determina um rumo.

Oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que, se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Como exemplo: São os Jogos Olímpicos, que se tudo der certo, e o cenário continuar favorável, o Brasil pode alavancar sua economia.

Ameaças são situações externas, atuais ou futuras que, se não eliminadas, minimizadas ou evitadas pela empresa, podem afetá-la negativamente. Como Exemplo: O lado “eleitoreiro” da Dilma, que levou ao crescimento explosivo dos gastos do governo e pode representar uma erosão na prudência macroeconômica.

Ao apresentar “O Fim do Brasil”, o autor recebeu diversas críticas, que destacavam o tom alarmista das previsões do relatório. Acontece que as previsões acabaram sendo até otimistas, e o próprio autor no começo do ano chegou a afirmar que a deterioração do cenário “foi pior do que ele mesmo imaginava”, pois tudo aconteceu em poucos meses da sua previsão.
Para sustentar a tese de “10 anos de recessão”, foi analisado algumas recentes informações sobre a economia do Brasil:
O mercado de trabalho brasileiro anunciou o

Relacionados