adm esrategica

334 palavras 2 páginas
Administração estratégica

A administração estratégica é definida como um processo continuo e interativo que visa manter uma organização como um conjunto apropriadamente integrado a seu ambiente.
Para Meirelles e Gonçalves (2001), a AE emergiu como uma parte do planejamento estratégico, que atualmente é considerado um dos seus principais instrumentos. A AE surgiu assim, como uma das etapas do planejamento – a de seleção de caminhos a ser trilhados a partir da identificação dos pontos fortes e fracos da organização e das ameaças e oportunidades diagnosticadas em seu ambiente de atuação.
Uma organização pode obter diversos benefícios praticando apropriadamente a administração estratégica. Talvez o beneficio mais importante seja a tendência de tais organizações aumentarem seus níveis de lucro.
Além de se beneficiar financeiramente, as organizações podem gozar de outras vantagens, podem levar os membros da organização a se comprometerem com a realização de metas.
Segundo Samuel e Peter (1993), os benefícios não ocorrem automaticamente em uma organização, eles são obtidos se a mesma usar tal sistema de forma efetiva e eficiente.
A administração Estratégica deve ser vista como um processo contínuo, no qual as estratégias devem ser constantemente revistas, pois nem sempre se alcançam os objetivos pretendidos. Uma estratégia pretendida pode ser realizada em sua forma original, modificada ou até mesmo de forma completamente diferente. Ocasionalmente, é claro, a estratégia pretendida pela administração é implementada, mas normalmente há diferenças entre essa e a realizada, o que significa que a Administração Estratégica deve ser um processo contínuo e retro alimentável.
Referência:

Christensen, H. K. Estratégia corporativa: gerenciando um conjunto de negócios. In: Fahey, L.; Randall, R. M. MBA curso prático: estratégia. 2ª. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Certo,S.; Peter,J,P Administração estratégica: planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: makron

Relacionados

  • PIM GESTAO DE RECURSOS HUMANOS
    3684 palavras | 15 páginas