Adm.escola classica

2036 palavras 9 páginas
Disciplina: Administração I
Administração I – Escola Clássica – I Parte

Principais Teorias da Administração

Bibliografia utilizada
Introdução à Administração
Autor: Antonio César Amaru Maximiano.

Ed. Atlas - 2000

www.atlasnet.com.br

Vamos apresentar um panorama das teorias da administração que se desenvolveram no século XX. A evolução das idéias e dos eventos que determinaram o surgimento das técnicas teóricas. As divisões são:

1. Escola Clássica 2. Enfoque Comportamental 3. Enfoque Sistêmico 4. Enfoque da Qualidade 5. Modelo Japonês

As teorias administrativas espelham o momento histórico em que são produzidas. No início do século XX, as teorias administrativas refletiam as necessidades das grandes empresas que estavam surgindo.
No início do século, como vimos a ênfase da administração estava na produção eficiente de bens, atendendo a um mercado crescente, o que parecia inesgotável. Havia poucos concorrentes fazendo automóveis, pneus, lâmpadas elétricas e telefones. Devia-se produzir muito e de forma eficiente.
No final do século, surge a multiplicidade de concorrentes, e os mercados não crescem o tanto quanto cresce a concorrência. Há escassez de recursos e de consumidores. A teoria da Administração desloca-se para a competitividade.

ESCOLA CLÁSSICA

Estudamos os processos da Revolução Industrial e suas conseqüências, e vimos que a ADMINISTRAÇÃO começou a nascer na Europa no século XVIII – o conceito da divisão de trabalho é colocado em prática e se torna universal, no livro A riqueza das Nações, de 1776, Adam Smith evidencia as vantagens deste conceito. (os operários especializados poderiam ser mais eficientes fabricando quantidade muito maior do que se cada um tivesse que fabricar o alfinete completo).
A partir do século XX - a organização eficiente do trabalho nas empresas tornou-se a base do desenvolvimento da teoria e da prática da administração. Muitos participaram deste processo.
Pesquisadores e

Relacionados