Adm eocnomica

1586 palavras 7 páginas
3- Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.
Resposta: Supondo dois produtos X e Y, a curva de produção tem inclinação negativa, porque quando a produção de um bem aumenta a outra diminui, apresentando o máximo de combinações entre X e Y que podem ser produzidas a plena capacidade dos fatores de produção.

3. Explique a razão do formato da curva de possibilidade de produção. Ilustre graficamente.

Resposta: A curva de possibilidade de produção tem o formato côncavo, pois os custos de oportunidades são crescentes, com isso os produtos tornam-se cada vez menos aptos para uma nova finalidade, assim o grau de sacrifício vai aumentando, já que os fatores de produção são especializados em uma determinada linha de produção, e não são completamente adaptáveis a outros usos. O gráfico abaixo ilustra que o acréscimo na produção de alimentos implica no decréscimo na produção de automóveis.

A ESTATÍSTICA NA ECONOMIA
COMENTÁRIOS
A teoria econômica tem procurado nas diversas ciências metodológicas existentes, uma maneira de como arrumar os fatos que acontecem no dia-a-dia, em busca de soluções óbvias e coerentes para os problemas que a economia enfrenta, considerando a complexidade das diversas interconexões econômicas. É bem verdade que a belle époque dos sofistas apriorísticos já passou, entretanto, não se deve rejeitar os grandes ensinamentos que deixaram ao longo da história, mesmo que seus legados transcendessem a uma realidade que necessitasse de soluções claras e objetivas para o momento. Inegavelmente, o ponto que se chegou hoje em dia, deve-se a Santo Agostinho, São Thomaz de Aquino, Platão, Aristóteles e muitos outros ilustres sofistas que estruturaram o processo científico.
Como se sabe, a história tem sido um instrumental técnico muito usado em ciências sociais para demonstrar os fatos econômicos e procurar avançar com a ciência que tem sabido utilizar os espaços conseguidos na busca de uma enriquecimento

Relacionados