adm engenharia anhandguera educacional volume 1

376 palavras 2 páginas
De uma forma simplificada, é possível definir poluição como a emissão de resíduos sólidos, líquidos e gasosos em quantidade superior à capacidade de absorção do meio ambiente. A poluição apresenta-se em diversas formas, poderíamos citar apenas algumas delas: atmosférica, aquática, sonora, luminosa etc.

Sobre a poluição atmosférica: trata-se de nada mais que a poluição do ar. Esse é o tipo de poluição mais conhecido, é causado por diversos agentes; e traz como consequências a redução da Camada de Ozônio, que, por sua vez, aumenta bastante o número de casos de câncer de pele. Esse tipo de poluição também é relacionado com males tais como dores de cabeça, desconforto, cansaço, palpitações no coração, vertigens, diminuição dos reflexos e muito mais.

Entre as 193 cidades monitoradas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), São Paulo foi apontada como a sexta mais poluída, segundo um ranking de fins de 2005. São Paulo chama a atenção porque é uma das poucas metrópoles em que os carros causam quase toda a poluição, cerca de 92%, e não a indústria, como em outras cidades do mundo.

Frente a esses dados, ações de combate a essa poluição tem de ter em foco a redução de emissão de poluentes partindo de veículos. Podemos citar alguns métodos eficazes, como a obrigatoriedade de inspeções periódicas a todos os tipos de veículos, no que respeita aos níveis de poluição atmosférica; ou a aplicação de catalisadores em todos os automóveis novos, de modo a diminuir o máximo a emissão de fumos e gases, bem como a redução da quantidade de chumbo e enxofre nos combustíveis (gasolina, gasóleo). Espera-se que estas medidas reduzirão entre 70% a 90% a poluição do ar provocada pelos veículos motorizados. Não despercebendo as indústrias, pode-se optar também pela substituição de alguns produtos químicos industriais perigosos por materiais menos agressivos; e pela instalação de dispositivos (catalisadores) que retenham fumos e gases nas fábricas, podendo estes serem reutilizados como

Relacionados