adm de micro e pequenas empresas

Páginas: 33 (8017 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Administração de Micro e Pequenas Empresas
Resumo
Caro estudante,
Você iniciará a primeira atividade no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e poderá acessar cada item na sequência que são apresentados. Faça a leitura do conteúdo de cada item, realize as atividades propostas e lembre-se:
O acesso ao AVA representa 100% da frequência total da disciplina;
Cada tema de aula acessado validauma quantidade de presenças, conforme descrito no documento Orientações sobre Avaliação e Freqüência que fica disponível no ícone Orientações.
Neste item você tem o resumo do tema de aula. É importante que você faça uma leitura atenta para responder as Questões para Acompanhamento da Aprendizagem.
Você tem alguns recursos a sua disposição:
Se quiser imprimir o resumo, clique no botão "Imprimir".Ao terminar a leitura, clique em "Avançar" para realizar a próxima atividade.
Preparado para iniciar suas leituras?
Então, é só começar!!! O resumo está logo abaixo.
Aula-tema 02: A Centralidade do Modelo
Após conhecer o significado do termo “Microempresa ou Empresa de Pequeno Porte”, compreendendo os limites de faturamento anuais aos quais esses negócios se enquadram (bem como os impostosincidentes sobre eles), e também após avaliar a necessidade da elaboração do Plano de Negócios para definição das estratégias empresariais, a próxima etapa a ser analisada pelo empreendedor é o estudo sobre o universo no qual a pequena empresa está inserida, avaliando as pricipais dificuldades encontradas pelos gestores que se aventuram na abertura do seu próprio negócio.
Pesquisas realizadas peloIBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostraram que, no ano de 2007, no Brasil, as microempresas representavam 99,2% dos empreendimentos brasileiros, 20% do PIB (Produto Interno Bruto), gerando 57,2% do total de empregos formais no país.
Por outro lado, os estudos mostram que 59, 9% das empresas criadas não sobrevivem além dos 4 anos de vida. Se refletirmos sobre esses números,vemos que de cada 100 empresas abertas, apenas 40 superam os primeiros 4 anos de atividade. Há outro indicador ainda mais crítico: somente 3 destas 100 empresas chegam aos 30 anos. Mas por que isso acontece?
Ao longo do processo de criação e de maturação dessas pequenas empresas, muitas dificuldades são encontradas pelos empreendedores, o que os faz desistirem do negócio. Uma das grandesdificuldades é o poder que as grandes corporações exercem sobre a pequena empresa brasileira. Enquanto fornecedora das grandes corporações, a pequena empresa fica à mercê de seus prazos de pagamento, bem como das exigências por baixos preços, visto que estas grandes corporações anseiam por retornos extradiornários e alta lucratividade. Assim, o pequeno empreendedor é obrigado a reduzir significativamentesua margem de lucratividade em busca de preços competitivos para vencer a concorrência.
Já quando o pequeno empreendedor consegue ter o melhor preço, o grande cliente prolonga de tal maneira o prazo de pagamento a ponto de causar um grande descompasso no fluxo de caixa do pequeno empresário, que também terá que pagar seus fornecedores, porém em um prazo de tempo muito mais reduzido. Ou seja, elecompra para pagar a curto prazo (geralmente o prazo médio de pagamento é entre 28 e 30 dias, exceto para empresas com menos de 1 ano no mercado, onde se exige pagamento à vista) e obtém o retorno desta compra somente à longo prazo, chegando à 90 dias (prazo médio de estocagem 60 dias + prazo médio de recebimento 30 dias). Caso não haja uma reserva de caixa suficiente para manter esse período,cobrindo a lacuna entre o pagamento e o recebimento (reserva esta chamada de capital de giro), as chances de quebra das microempresas serão grandes. Em busca da reversão desse processo, o pequeno investidor é obrigado a financiar suas dívidas.
Outro entrave para o sucesso das pequenas empresas brasileiras são as fontes de financiamento. Por ser pequena e apresentar maior risco aos bancos, estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adm de micro e pequena empresa
  • Adm de micro e pequenas empresas
  • Adm Micro E Pequenas Empresas
  • ADM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
  • Adm micro e pequenas empresas
  • ATPS ADM De Micro E Pequenas Empresas RESENHA
  • Aula 6 adm micro e pequena empresa
  • aula tema 6 adm de micro e pequenas empresas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!