Adm. de material e logística

Páginas: 9 (2061 palavras) Publicado: 26 de outubro de 2011
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO....................................................................................................................4
A Importância da Gestão de Estoques..............................................................................5
Importância e os Custos de Manutenção do Estoques....................................................6
Fundamentos da Gestão deEstoques..............................................................................7
Principais Tipos de Estoques.............................................................................................8
CONCLUSÕES..................................................................................................................12REFERÊNCIAS..................................................................................................................13

INTRODUÇÃO
Esse artigo tem como objetivo demonstrar algumas vantagens e custos para manutenção dos estoques, além de descrever brevemente suas funções, tipos e como fazer um planejamento adequado.

A Importância da Gestão de Estoques

Atualmente, muito se fala sobre custos logísticos, gerenciamento da cadeia de suprimentos, bem comogestão de estoques.
Todas as empresas, de uma forma ou de outra, procuram obter vantagem competitiva em relação a seus concorrentes, e os estoques, se bem administrados, podem facilitar a obtenção desta vantagem. Com os baixos valores agregados aos estoques, elas conseguem ter a oportunidade de investir o capital ao invés de deixá-lo ocioso em forma de estoques. Mas, será que essa é a melhor solução?Outros pontos devem ser analisados, como por exemplo, a variação da demanda. Se a empresa não possui o estoque para atendimento imediato ao seu cliente, ela gera a oportunidade para que o mesmo busque seus concorrentes, correndo riscos de perdê-los. Ou então, se ela não cumpre os prazos, seja por falta de matéria-prima devido à um atraso do fornecedor, a empresa terá sua imagem denegrida junto aomercado e, para conseguir restabelecê-la acarretará em grandes custos. Daí a necessidade de se estudar uma melhor forma para manter um estoque de segurança.
O grande dilema de gestores e demais profissionais é: manter ou não estoques? Apesar dos custos e de outras desvantagens associadas à sua manutenção, não há dúvidas acerca da sua importância entre fornecimento e demanda.
Para o mestre emEngenharia da Produção, Roberts Reis, o aumento da rotatividade dos estoques e do nível de serviço está proporcionalmente ligado a um bom resultado operacional. Isto pode ser traduzido em números. Empresas que otimizam a gestão de seus estoques conseguem diminuir entre 40% e 65% o tempo de seus ciclos financeiros. Isto significa disponibilidade de capital dois a três meses mais cedo, em relação àsoutras empresas.
Sabe-se que é um risco manter grandes quantidades de itens estocados. Muitos deles podem se perder ou se tornarem obsoletos. No entanto, manter itens em estoque, pode garantir pronto atendimento às demandas, quer sejam dos consumidores, quer sejam da própria organização.
Os estoques representam boa parte dos ativos da empresa, em alguns casos podendo representar aproximadamente 46%dos ativos totais. Então pode-se considerar que “os estoques são recursos ociosos que possuem valor econômico, os quais representam um investimento destinado a incrementar as atividades de produção e servir aos clientes”
Um eficiente setor de estoque tem como característica principal a eliminação dos excessos de materiais sem comprometer a disponibilidade da matéria-prima. O planejamento de umsetor como este leva em consideração os preceitos da administração de materiais que, desde a década de 80, vem sendo gradativamente incorporada pelos gestores de micros a grandes empresas.
“É importante observar que o planejamento de estoques tem ganhado cada vez mais o status de ‘estratégico’ em uma empresa”, afirma o analista de Planejamento e Materiais da V&M do Brasil, Hedison...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADM. DE MATERIAIS E LOGISTICA
  • EXERCÍCIO DE ADM. DE MATERIAIS E LOGÍSTICA
  • adm de materiais e logistica
  • Logistica adm de materiais
  • ATPS ADM DE MATERIAIS E LOGISTICA
  • Adm materiais e logistica
  • atps adm de materiais logistica
  • Localizacao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!