adketivo

11043 palavras 45 páginas
REDAÇÃO PARA CONCURSOS
Módulo 8
Coesão e Coerência Textuais
1. COESÃO TEXTUAL ü Abordagem teórica geral ü Estudo prático dos processos coesivos ü Como evitar repetição de termos
2. COERÊNCIA TEXTUAL

1. COESÃO TEXTUAL I
Abordagem Teórica Geral
Quando lemos com atenção um texto bem construído, não nos perdemos por entre enunciados que o constituem, nem perdemos a noção do conjunto. Com efeito, é possível perceber a conexão existente entre vários segmentos de um texto e compreender que todos estão interligados entre si.
A título de exemplificação do que foi dito, observe-se o texto que vem a seguir:
É sabido que o sistema do Império Romano dependia da escravidão, sobretudo para a produção agrícola. É sabido ainda que a população escrava era recrutada principalmente entre prisioneiros de guerra.

Em vista disso, a pacificação das fronteiras fez diminuir consideravelmente a população escrava.
Como o sistema não podia prescindir da mão de obra escrava, foi necessário encontrar outra forma de manter inalterada essa população. ü BREVE COMENTÁRIO: Como se pode observar, os enunciados desse texto não estão amontoados caoticamente, mas estritamente interligados entre si: ao se ler, percebe-se que há conexão entre cada uma das partes.
A essa conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto dá-se o nome de coesão. Diz-se, pois, que um texto tem coesão quando seus vários enunciados estão organizadamente articulados entre si, quando há concatenação entre eles.

A coesão de um texto, isto é, a conexão entre os vários enunciados obviamente não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles. Essas relações de sentido são manifestadas, sobretudo, por certa categoria de palavras, as quais são chamadas conectivos ou elementos de coesão. Sua função no texto é exatamente a de pôr em evidência as várias relações de sentido que existem entre os enunciados.
No caso do texto citado, pode-se observar a função

Relacionados