adjkaspodj

727 palavras 3 páginas
PROTOCOLO DA AULA DA HISTORIA DA PSICOLOGIA, TEORIA E SISTEMA I.

LOCAL: Instituto Jean Piaget
DATA: 7/12/07
HORA: 18:00 H
PROF. DOUTOR: José Antunes De Sousa
ELABORADO POR: Sara Lima nº 37309

TEMA: PSICOLOGIA AUGUSTIANA

Conceito Base: Inteligência/ Vontade/ Memória

Desenvolvimento

Iniciou-se a aula, o Professor José Antunes de Sousa, começou por falar em santo agostinho, e contar a sua bibliografia

Descrição da aula:

Santo Agostinho, teve uma juventude turbulenta, uma juventude viciosa, era um jovem, com um comportamento devasso, era um espírito distraído.
Porem Santo Agostinho vivia, mergulhado no mundo das paixões, era efectivamente um homem muitíssimo inteligente e em vários lugares deu aulas, tanto de humanidades como de retórica (embelezar o discurso), até que um dia quanto este estava a leccionar em Milão, foi-lhe parar um livro ás mãos, um livro importantíssimo, que lhe poderia mudar a vida, e então foi convocado para outra expectativa de vida.
Aconselhou-se com a sua mãe, Mónica, esta cristã que sofria imenso com as travessuras do seu filho.
No entanto Santo Agostinho, Converteu-se ao cristianismo. Morreu no ano de 1430, foi claramente um autor extremamente prolífero, escreveu bastante, escreveu bastante, inclusive as obras em baixo citadas:

As confissões
A cidade de Deus
Livre arbítrio
Eternidade da alma

O que Santo Agostinho traz ao pensamento medieval, a descoberta do homem interior, (interioridade pessoal), cada homem individualmente é encarado como um projecto divino.
Para Santo Agostinho, Deus não é um ser distante / estranho, mas sim é a transcendência na imanência, é o mais que tudo no coração de cada um.

Santo Agostinho diz, que Deus é mais interior a mim, do que o intimo de mim próprio.
Deste modo a alma para Santo Agostinho, é aquilo que para cada um de nós, nos coloca em contacto com o mundo e organiza a nossa própria vida específica.

Os três

Relacionados