Adiministração de conflios

517 palavras 3 páginas
Objetivo mostrar as principais causas dos conflitos interpessoais e organizacionais. Palavras-chave conflito, relacionamento. Tempo estimado 7 minutos

Administração de conflitos
Você vai ler:
O conflito no dia-a-dia das empresas. A importância de administrar os conflitos. Motivos de conflitos interpessoais e organizacionais.
Ernesto Berg Sociólogo e Administrador, pós-graduado em Administração

O

s conflitos entre as pessoas são uma realidade constante nas organizações modernas. Há pouco tempo, tentava-se ignorá-los ou encobri-los, como se não existissem. A postura correta das organizações atuantes é a de administrar e gerenciar as divergências. Administrar conflitos é chegar a um acordo final satisfatório para as partes envolvidas, no qual os dois lados tenham sido ouvidos e respeitados. Portanto, gerenciar conflitos é uma forma de negociação, que ocorre geralmente no âmbito interno da empresa, envolvendo chefias, subordinados, setores e equipes diferentes da organização.

Começamos a administrar conflitos quando nossos interesses pessoais ou de equipe - são ameaçados, isto é, quando percebemos que algo coloca ou poderá colocar em risco a nossa segurança psicológica ou física. Existem dois tipos principais de conflito no trabalho: interpessoal e organizacional. Os conflitos interpessoais ocorrem quando duas ou mais pessoas concebem ou avaliam uma situação de maneira diferente, cada qual observando os fatos segundo a sua própria ótica. As principais causas de conflitos interpessoais são: ! Preconceito em relação a idade, sexo, raça, classe social, religião, ideologia política, deficiência física ou mental.
A experiência que cada pessoa acumula em sua vida é única, e isso, certamente, torna diferentes as percepções que cada uma tem das mais diversas situações.

! Diferença de percepção e valores. A forma de cada um ver o mundo é resultado de sua educação, cultura, experiência, ocupação e classe socioeconômica. ! Atitudes grosseiras ou

Relacionados