Adiministração

662 palavras 3 páginas
SISTEMA OPERACINAL

BOA VISTA-RR
18 de Fevereiro de 2011

SISTEMA OPERACINAL

BOA VISTA-RR
18 de Fevereiro de 2011

INTRODUÇÃO
Há muitos tipos de Sistemas Operacionais, cuja complexidade varia e depende de que tipo de funções é provido, e para que computador esteja sendo usado. Alguns sistemas são responsáveis pela gerência de muitos usuários, outros controlam dispositivos de hardware como bombas de petróleo.
A função do Sistema Operacional é a de fornecer um esquema de alocação dos recursos, tais como processadores, memórias, dispositivos de entrada e saída, entre os vários processos que competem pela utilização de tais recursos.
Neste trabalho você poderá aprende um pouco mais sobre Sistema e suas funcionalidades.

Sistema Operacional

Um sistema operacional (SO) é uma coleção de programas que inicializam o hardware do computador, fornece rotinas básicas para controle de dispositivos, fornece gerência, escalonamento e interação de tarefas, mantém a integridade de sistema.
O Sistema Operacional (SO) gerencia os recursos (hardware e software) do computador, disponibilizando-os de maneira amigável ao usuário. O SO tem como objetivo colocar uma camada de software sobre o hardware para gerenciar todas as partes do sistema e apresentá-las ao usuário como uma interface, uma abstração, uma máquina mais fácil de entender e programar. É o Sistema Operacional que controla todos os recursos do computador, e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos são escritos.
Segundo Sobell, o SO é um programa de controle do computador. O SO é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário, ou seja, ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador.
Segundo Stemmer, um SO pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, I/O, arquivos, etc). Os problemas centrais que o sistema operacional deve resolver são: o

Relacionados