Adiministração - Recrutamento e Seleção

Páginas: 11 (2729 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014

1- Introdução

O Processo de Recrutamento e Seleção vem ocorrendo há muito tempo. Assim que se iniciou a organização dos povos é possível notar este sistema. O mesmo era reparado principalmente onde havia a preocupação em escolher as pessoas mais aptas a executar atividades específicas. Com a Revolução Industrial no século XVIII, foi notável a fragmentação de tarefas, alienando o trabalhadordo processo de criação e lhe dando uma única execução de trabalho. Com isso, este processo passa a ser determinado pelas necessidades específicas, fundamentando-se na designação do trabalhador de acordo com as necessidades da empresa.

Em 1983, definiu-se de recrutamento e seleção de candidatos de maneira simples, a “escolha do homem certo para o cargo certo”. O Recrutamento e Seleçãopassaram por diversos momentos, acompanhando os processos históricos, e hoje é considerado fundamental na cultura organizacional de uma empresa que busca funcionários portadores de um determinado comportamento adequado a visão e objetivos da mesma.
O Recrutamento e Seleção de Pessoal faz parte dos Sistemas de Recursos Humanos e tem como responsabilidade principal recrutar e selecionar pessoal paraocupar os diversos postos de trabalho ou cargos de uma organização. A pessoa certa, no local certo, gera um ambiente capaz, onde o funcionário pode contribuir com sua criatividade, talento e motivação, para o alcance dos objetivos organizacionais.
Através do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal é possível gerenciar todas as etapas do processo de recrutamento e seleção, desde o planejamento depessoal, análise de cargos, abertura de vagas, até o processo de admissão, passando pela avaliação de currículos, seleção interna, elaboração de testes para o processo seletivo, aplicação dos testes e admissão.
Entre os controles do ambiente Recrutamento e Seleção de Pessoal destacam-se:
Definição de Cargos
Controle de Vagas
Fatores de Avaliação: Geral e Grupo
Testes
Admissão2- Fundamentação Teórica
2.1- Definição:
O recrutamento é um conjunto de técnicas que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização.
2.1.2 - Fases de Recrutamento:
O recrutamento requer um cuidadoso planejamento, que constitui uma sequência de três fases:
o que a organização precisa em termos de pessoas;
o que o mercadoRH pode oferecer;
quais as técnicas de recrutamento devem ser aplicadas.
A primeira etapa de uma empresa que pretende recrutar é a pesquisa interna envolvendo todos os departamentos para que possam demonstrar o perfil do candidato necessário para a vaga.
2.1.2.3 - Os tipos de recrutamento:
interno;
externo;
misto.
2.1.2.4 - Recrutamento Interno:
Consiste emcaptar colaboradores que já estão trabalhando na própria organização, ou seja, havendo uma determinada vaga a empresa deve preenchê-la através de uma promoção de seu funcionário. Muitas vezes isso oferece uma oportunidade de carreira, algo bem aceito por propiciar uma motivação para seus colaboradores.
O recrutamento interno apresenta algumas vantagens para as organizações, esse processo derecrutamento reduz os custos de admissão, acarretando assim na diminuição do tempo e agilizando o processo. O novo empregado não necessita submeter-se ao treinamento introdutório (treinamento dado a todos os novos funcionários para interá-los sobre informações mais importantes da empresa, segurança etc.), ganhando com isso, no mínimo, algumas horas ou dias de trabalho produtivo.
Por outro lado, esserecrutamento também tem suas desvantagens, quando efetuados continuamente, leva os empregados a uma progressiva limitação às políticas e diretrizes da organização, ou seja, os colaboradores sujeitos a um tipo organizacional, no caso da sua empresa atual, acabam acomodados e perdem por sua vez a criatividade e atitude de inovação.
2.1.2.5 - Recrutamento Externo:
É o processo que visa atrair e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleção
  • Recrutamento e seleçao
  • Recrutamento e seleção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!