Adicoes E Aditivos Para Concreto 1427906337

1251 palavras 6 páginas
Adições para Concreto

Adições
As adições são matérias-primas que, misturadas ao clínquer na fase de moagem, permitem a fabricação dos diversos tipos de cimento portland hoje disponíveis no mercado.

–Fíler calcário;
–Escórias de alto-forno;
–Materiais pozolânicos;
–Sílica ativa.

2

3

Fíler calcário
Material finamente moído, com aproximadamente a mesma finura do cimento Portland. Podem ser materiais naturais ou minerais inorgânicos processados.
Sua adição proporciona benefícios às propriedades do concreto, como: –






Trabalhabilidade;
Densidade;
Permeabilidade;
Capilaridade;
Exsudação;
Tendência à fissuração.

4

Os fillers não devem aumentar a demanda de água da mistura quando usados em concreto, a menos que usados com aditivo redutor de água, para não prejudicar a resistência do concreto às intempéries ou a proteção do concreto à armadura.
Como a ação dos fillers é predominantemente física, eles devem ser fisicamente compatíveis com o cimento com os quais vão ser usados. 5

Escória de alto-forno
Resíduo da produção de ferro-gusa, obtendo-se cerca de
300Kg de escória por tonelada de ferro-gusa. Quimicamente, é uma mistura de cal, sílica e alumina.
A composição e estrutura física da escória de alto-forno são muito variáveis e dependem do método de resfriamento. No resfriamento rápido, a escória se solidifica como material vítreo, evitando-se quase completamente a cristalização.
Quando utiliza-se água no processo, o material sofre fragmentação em forma granulada.

6

A escória pode ser usada juntamente com calcário, como matéria-prima para fabricação convencional de cimento
Portland, por via seca. Seu uso é economicamente vantajoso porque a cal está presente como CaO, de modo que não é necessária energia para descarbonatação.
Quando moída até uma finura adequada, pode ser utilizada como material cimentício, mas na presença de um álcali ativador ou iniciador. Nessa forma é usada em argamassas para alvenaria e em outras construções.

7

Vantagens

Relacionados