Adicione amigos ao seu calendário

Páginas: 5 (1182 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
|
INTRODUÇÃO

Entre os desafios encontrados pelos administradores públicos atualmente está o da rotatividade de empregados que estão cada vez mais à procura de melhor remuneração. Considerando que os cargos públicos são criados por lei, portanto sem possibilidade de ajustes individuais, será necessário que o administrador saiba lidar com esta realidade.
Um dos principais motivos que leva apessoa a querer fazer parte do quadro do funcionalismo público é a estabilidade. No entanto, além deste, há também a remuneração, benefícios e o status.
Com a tecnologia cada vez mais avançada, se tem acesso às informações em tempo real, como por exemplo, a abertura de concurso público em todo o Brasil. É possível também com as novas leis aprovadas pelo governo conhecer a remuneração deempregados públicos de vários órgãos do governo, a exemplo do Portal da Transparência do Governo Federal disponível em http://www.portaltransparencia.gov.br/servidores/.
Estas ferramentas podem atrair o empregado por apresentar um leque de oportunidades. Acrescente-se a isso a insatisfação com o ambiente de trabalho, os recursos disponíveis para realização de suas tarefas diárias, a falta deoportunidade de crescimento na carreira, um plano de carreira mal definido entre outros, culminando em um problema a ser enfrentado.
Por outro lado há a admissão de novos empregados que chegam das mais diversas situações: outras empresas públicas, empresas privadas, informalidade, o que pode acrescentar conhecimentos e experiências que contribuirão ou não para o bom desempenho da organização.


2PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Como o administrador público pode lidar com a rotatividade de empregados? É possível evitar ou minimizar esta ocorrência? O que pode ser feito para minimizar os efeitos desta rotatividade?
á H
O administrador que procura fazer uma gestão eficiente e eficaz preocupa-se com o recurso humano que tem a sua disposição. Este recurso é formado por pessoas que possuem valores,comportamentos, capacidades e sentimentos únicos.
Os objetivos e metas da organização para serem realizados conforme o planejado necessita de certa rotina, que pode não acontecer devido às mudanças no quadro funcional, uma vez que a adaptação do novo contratado exige tempo da organização.
Esta individualidade aumenta a necessidade de que o administrador esteja atento a forma de planejar eorganizar bem como manter o empregado motivado, além de propiciar oportunidade de aperfeiçoamento em suas carreiras.
Nas empresas públicas (pelo menos na sua maioria) o administrador não tem influência sobre o aumento do salário de sua equipe. Empregados públicos que trabalham há vinte anos, por exemplo, num mesmo local, tem acumulados benefícios que fazem com que seus salários sejam maiores do que os“ingressantes” e, em muitos casos as funções exercidas são as mesmas.


3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

O objetivo desta pesquisa é verificar como o administrador público enfrenta a rotatividade de empregados na organização e quais os procedimentos adotados por ele diante desta realidade.

3.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Verificar se o administrador público percebe causas econseqüências da rotatividade de empregados na organização;
• Identificar quais alternativas estão sendo utilizadas para que seja minimizado o desligamento de empregados efetivos;
4 REFERENCIAL TEORICO



Jensen (2000, p.01) define a satisfação do trabalho como "um sentimento de crescimento pessoal medido frequentemente pela extensão de novos desafios e de situações usadas comoexperiência de aprendizado".
Na abordagem de Chiavenato (2002, p.491) “A personalidade humana é constituída de dois fatores importantes: o fator hereditariedade ou herança genética (sexo, estatura, peso, cor, feições, instintos, impulsos, estrutura biológica e fisiológica, necessidades primarias, etc.) e o Fator ambiental ou Aprendizagem (experiências pessoais, hábitos, crenças, valores, percepções,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 7)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 2)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 3)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 2)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 8)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 2)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 7)
  • Adiciona os teus amigos ao teu calendário (1 de 7)

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!