Adição a nicotina

Páginas: 25 (6045 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014






A adição à nicotina




Psicopatologia dos comportamentos aditivos


Dezembro de 2012
Resumo
O consumo de tabaco está amplamente disseminado por todo o mundo desde há séculos. Com o passar dos anos e o consequente aumento da consciencialização dos perigos envolvidos no consumo regular do mesmo, a OMS tem vindo a alertar para os números assustadores de mortes relacionadasdireta ou indiretamente com o consumo de tabaco. Tendo prevalência para o iniciar do seu consumo em jovens adolescentes, é um facto que cada vez mais mulheres se tornam fumadoras, expondo desta forma muitas das vezes os seus filhos ao fumo de tabaco. Perante a consciência generalizada que se tem criado em relação aos efeitos nefastos do ato de fumar, desenvolveram-se mecanismos de intervenção comvista a diminuir o número de dependentes da nicotina que vão desde os fármacos às psicoterapias.

Palavras chave : tabaco; adolescentes; consumo; mecanismos de intervenção.
Abstract
Tobacco use is widely scattered all over the world since centuries. With the passage of the years and the consequent awareness increased for dangers in a regular consumption, WHO has been made aware of the scarynumber of deaths related direct or indirectly with tobacco use. Having a higher prevalence for the start of their consumption in adolescents, it is a fact that more and more women become smokers, thus exposing many times their children to tobacco smoke. Given the widespread awareness that has been created in relation to the adverse effects of smoking, mechanisms for intervention were developed toreduce the number of nicotine addicts ranging from drugs to psychotherapy.

Key Words: Tobacco; adolescents; consumption; intervention mechanisms

Índice


Introdução
A escolha do tema surge da consciência de que o comportamento humano afeta, direta e indiretamente, a saúde humana, sendo o ato de fumar um desses comportamentos bastante enraizados na nossa cultura e sociedade, de fácil acesso,de baixo custo e que tem ganho cada vez mais consumidores entre a população mais jovem. (Borges & Filho, 2004)
O consumo de tabaco constitui hoje a principal causa de doença e morte evitável nos países industrializados. Segundo a OMS cerca de 5 milhões de pessoas morrem anualmente em todo mundo por doenças relacionadas com o tabaco; estimando esta organização que a manter-se esta tendência onúmero suba para os 10 milhões no ano de 2020 (Barradas, 2011)
De acordo com as evidências clínicas, frequentemente, os consumidores de cocaína e heroína consomem também nicotina, verificando-se uma associação entre o craving da cocaína com o uso de nicotina. Neste grupo de doentes as orientações para a prática clínica recomendam que deve combinar-se as duas abordagens terapêuticas, farmacológica e anão farmacologia, (Winhusen, et al., 2012).
Conhecer as prevalências, os padrões de consumo e as consequências da utilização de tabaco, permite-nos direcionar a intervenção e adequar os seus métodos, nomeadamente psicológicos, por forma a contribuir para uma melhor saúde e bem estar dos fumadores.

Prevalência de consumo na população portuguesa
De acordo com “Borges e Filho” (2004) aprevalência do consumo de tabaco na população portuguesa em geral, tem vindo a decrescer nas últimas décadas, apresentando-se maior no sexo masculino, no entanto, a população feminina de maneira geral e particularmente a faixa etária dos 15 aos 24 anos tem registado um aumento no aumento de consumo (Nunes, et al., 2007).
Verifica-se que a prevalência do consumo de tabaco varia com a região do país deforma semelhante à da população adulta. Este consumo nas camadas mais jovens da população tem maior prevalência no sexo masculino, no entanto acima dos 15 anos de idade verifica-se um aumento nos consumidores do sexo feminino 6,8% em relação a um decréscimo de 2,7% nos jovens do sexo masculino (Precioso, Samorinha, Macedo, & Antunes, 2012).
Pela análise dos estudos referidos e de acordo com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nicotina
  • nicotina
  • Nicotina
  • nicotina
  • Nicotina
  • nicotina
  • Nicotina
  • Adição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!