adheriad

590 palavras 3 páginas
CONTABILIDADE DE CUSTOS
1 - Classifique os itens abaixo:

Matéria-prima: Custo direto, geralmente, a empresa sabe a quantidade exata de matéria-prima que está sendo utilizada para a produção de um produto. Sabendo o preço da matéria-prima, o custo resultante está associado diretamente ao produto.
Mão-de-obra Direta: Custo direto trata-se dos custos com os trabalhadores utilizados diretamente na produção. Sabendo-se quanto tempo cada um trabalhou no produto e o preço da mão-de-obra, é possível apropriá-la diretamente ao produto.
Material de embalagem: Custo direto
Depreciação de equipamento: Custo direto, quando é utilizado para produzir apenas um tipo de produto, ou custo indireto utilizados na fabricação de mais de um produto.
Salário de Supervisor: Custo indireto
Aluguel: Custo indireto
Energia elétrica das máquinas: Custo direto, quando é possível saber quanto foi consumido na produção de cada produto
Iluminação: Custo Indireto.

2- Defina e exemplifique:

a) Custo por comportamento – são eles custos fixos e custos variáveis.
Custo fixo: são aqueles cujo total não varia proporcionalmente ao volume produzido. Por exemplo: aluguel, seguro de fábrica etc. Ressaltando que nem sempre ele será fixo dentro de determinada faixa de produção e, em geral, não são eternamente fixos, podendo variar em função de grandes oscilações no volume de produção.
Custos Variáveis: São os que variam proporcionalmente ao volume produzido. Exemplos: matéria-prima, embalagem. Se não houver quantidade produzida, o custo variável será nulo. Os custos variáveis aumentam à medida que aumenta a produção. Outros exemplos: materiais indiretos consumidos, depreciação dos equipamentos quando esta for feita em função das horas/máquinas trabalhadas, gastos com horas extras na produção etc.

b) CUSTOS DE TRANSFORMAÇÃO: Representam o esforço empregado pela empresa no processo de fabricação de determinado item (mão-de-obra direta e indireta, energia, horas de máquina etc.), porém não

Relacionados