adgf

Páginas: 7 (1621 palavras) Publicado: 5 de novembro de 2014
Proposta de projecto– 13/10/2014
Laboratório Audiovisual
Nuno Dias *
TÍTULO
“OS CANIÇOS”
LOGLINE
Teresa Domingues vê-se perante a escolha entre uma rotina segura e estável e entre um futuro incerto, mas satisfatório, onde vinga a morte do seu marido.
SINOPSE
Esta história passa-se na localidade de Arruda dos Vinhos, na moradia dos Caniços, nos anos 70. A história é sobre uma viúva,Teresa Domingues, que se vê perante a injustiça de ter visto os assassinos do seu marido saírem impunes com o seu crime. Sem provas reais de que foram os filhos dos seus patrões que tiraram a vida do seu marido por razões mesquinhas, Teresa debate-se sobre o dilema moral em que se encontra: continuar a sua vida pacífica como empregada doméstica da família Caniço e conseguir suportar e meter pão namesa para si e para os seus filhos, Maria e Manuel, ou procurar a vingança e meter em pratos limpos o que aconteceu naquela tarde calorenta de 4 de Agosto de 1976.
OUTLINE
1 - Teresa acorda como sempre antes do sol nascer, às 5:15 da manhã2 - Teresa dirige-se para a cozinha para preparar o pequeno-almoço e o almoço para os seus filhos.3 - A protagonista, ao olhar pela janela da cozinha,sente-se melancólica ao ver o sol nascer por entre as árvores e as canas que tem à frente de sua casa.4 - Protagonista abre o relógio de bolso, respira fundo.5 - 6:50 da manhã e os seus filhos, Manuel e Maria, aparecem na cozinha com cara de quem nada dormiu.6 - Teresa serve o pequeno-almoço e prepara-os para saírem de casa.7 - Teresa vê os filhos dos patrões a sair da casa principal.8 - Teresa voltarapidamente para casa e começa a procurar a chave da garrafeira dos Caniços.9 - Após encontrar a chave da garrafeira, Teresa dirige-se à casa principal.
10 - Teresa, encontrando-se sozinha na casa dos seus patrões, senta-se na cozinha e retira do avental o seu relógio de bolso, chave ferrugenta da garrafeira e um pequeno frasco.11 - Teresa dirige-se para a garrafeira com a chave numa das mãos e ofrasco na outra.12 - Som da porta principal abrir-se e ouve Frederico e Henrique entrarem em casa.
13 - Teresa volta à cozinha para preparar o almoço.14 - Teresa pergunta ao Frederico e ao Henrique se desejam vinho.15 - Teresa diz a Henrique e Frederico que precisa de ir à garrafeira.16 - Henrique e Frederico dizem que vão eles à garrafeira.17 - Henrique entra na cozinha com duas garrafas de vinho.18 - Teresa começa a levar o cozido à portuguesa para a mesa e a garrafa de vinho tinto.
19 - Teresa volta à cozinha e despeja o seu frasco na garrafa de tinto.
20 - Um grito veio da sala principal "MAIS VINHO!".21 - Teresa dirige-se à sala, tremendo como varas verdes.23 - Teresa volta para casa para receber os seus filhos que voltavam da escola.
24 - Os filhos, ao andarem pelo caminho de terraque os levava a casa vêem Henrique e Frederico a saírem pelas traseiras da casa.
25 - Henrique e Frederico ao avistam os filhos de Teresa Domingues e acenam.
26 - Os filhos de Teresa continuam o caminho para casa, a passo acelerado.
27 - Maria e Manuel encontram a sua mãe no sofá, sem vida. 
TRATAMENTO
O dia começa como sempre às 5:15 da manhã para Teresa Domingues para que comece a tratardo pequeno-almoço e almoço para os seus filhos, Manuel e Maria, levarem para a a escola.
Enquanto Teresa prepara as refeições, olha pela janela da sua cozinha rústica e vê o nascer do sol maravilhoso, típico daquela região e sente-se envolvida num sentimento de melancolia e quase se sente como tivesse o seu marido de volta, imaginando a passear-se pela horta que tinham à frente da casa. Teresaleva a mão ao bolso e tira de lá o relógio que anda sempre com ela para todo o lado, de forma a ter o seu falecido marido sempre consigo. Ao olhar para a foto e inalar aquele cheiro de terra molhada e de orvalho, Teresa sente a emergir em si uma força que não sentia à anos.
Pouco depois, entram na cozinha os seus dois filhos, com cara de que nada dormiu, apesar de se terem deitado às 9 da noite...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • adgf\EFFf

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!