adfsgadfg

2071 palavras 9 páginas
1) “O Avanço do capitalismo como modo de produção dominante na Europa ocidental foi desestruturando, com velocidade e profundidade variáveis, tanto os fundamentos da vida material como as crenças e os princípios morais, religiosos, jurídicos e filosóficos em que se sustentava o antigo sistema.” (pag. 10) - Considerando as colocações feitas pelas autoras do texto, trace um panorama das modificações ocorridas na Europa ocidental a partir do advento da industrialização.
- Enfraquecimento e posterior desaparecimento dos estamentos tradicionais, de um lado a aristocracia e de outro o campesinato, bem como o desaparecimento de instituições caracteristicamente feudais como a servidão, a propriedade comunal, as organizações corporativas artesanais e comerciais etc.
- A partir da segunda metade do século XVIII houve uma maior participação política do proletariado e o crescimento das cidades.
- As terras comuns passaram a ser tomadas pelos proprietários individuais seja através das leis ou do uso de armas.
- A utilização de máquinas e novas formas de plantio provocam o êxodo dos camponeses para as cidades, criando um exército de mão de obra farta, barata e disposta inicialmente a se vender por qualquer preço. Posteriormente, ocorrerá uma maior participação do proletariado na busca de melhores salários, condições de vida e de trabalho.
- As cidades crescem exagerada e desordenadamente, faltam esgotos e água corrente. A presença de lixo nas ruas torna precária a higiene. Tudo isso ocasiona doenças e epidemias que mantinham alta a taxa de mortalidade, principalmente das pessoas mais pobres.
- Baixa expectativa de vida dos trabalhadores e condições péssimas de trabalho: turnos de trabalho de 12 a 16/18 horas; horas de trabalho excessivas mesmo para as crianças; os salários dos aprendizes era em geral a metade do que se pagava aos operários e o das mulheres a quarta parte.
- Em relação à família houve avanços no controle das propriedades pelas mulheres; autonomia dos

Relacionados