adfadfe

750 palavras 3 páginas
Expressão sexual do mamoeiro sob diferentes lâminas de irrigação na região norte fluminense

O mamão com flores hermafroditas pode sofrer reversão de sexo, a causa é genética, mas é influenciada por fatores externos tais como quantidade de água, umidade, temperatura e fatores nutricionais. Existem quatro formas de flores hermafroditas: pentândrica, intermediária, estéril e a elongata. As flores pentândrica e intermediária dão origem aos frutos pentândricos e carplóides respectivamente dos quais não tem valor comercial por apresentar deformações, enquanto a flor elongata forma frutos perfeitos.
Foi feito um experimento para analisar a incidência dos quatro tipos de flores baseado nos recursos hídricos recebidos pelas plantas. Para tal foi montado um sistema de irrigação por microaspersão em sete níveis diferentes irrigação, sendo 0, 40, 80, 120, 160, 210 e 240% usando como referência a evapotranspiração (ETo). A irrigação foi mantida três vezes por semana com o volume de água determinado pela chuva e o acumulo de água. Foi avaliado mensalmente o número de flores dos quatro tipos.
A ocorrência das flores do tipo estéreis foi maior no verão e menor no inicio do inverno e um maior ocorrência foi verificada também na T1(0% ETo) e T2 (40% ETo). Portanto demonstra que houve influência da temperatura e da quantidade de água na reversão de sexo das flores.
As flores intermediárias tiveram ocorrência inexpressiva na maioria dos tratamentos, entretanto chegou a 22% no tratamento T5 (160% ETo). A ocorrência de carpeloidia é esperada nos fim de outono em plantas suscetíveis e no fim do inverno para as menos suscetíveis.
As flores pentândrica apresentaram porcentagens pequenas na maior parte dos tratamentos, com exceção também do T5 (160% ETo) em fevereiro.
As flores estéreis e as intermediárias apresentaram respostas às lâminas de irrigação.
As lâminas que adotaram mais água tiveram menor porcentagem de flores estéreis, porém com um aumento das flores carpelóides.

Relacionados