Adesão dos profissionais de saúde ás precuções-padrão: uma revisão integretiva da literatura

4545 palavras 19 páginas
Introdução
Os acidentes ocupacionais envolvendo material biológico e trabalhadores da área da saúde vêm sendo foco crescente de pesquisas, uma vez que a exposição aos patógenos veiculados pelo sangue pode levá-los a contrair infecções e sérios agravos à sua saúde. Estudos apontam que diversos patógenos podem ser transmitidos após contato com este tipo de material1, e os vírus de maior relevância epidemiológica são o vírus da hepatite B (HBV), o vírus da hepatite C (HCV) e o Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV).
Os acidentes ocupacionais envolvendo material biológico potencialmente contaminado podem ocorrer por via percutânea, após picadas de agulhas, por ferimentos com objetos cortantes e/ou por contado direto das mucosas ocular, nasal e oral ou ainda por contato com a pele não íntegra2, sendo a exposição percutânea a responsável pelo maior número de soroconversões.
Em 1987, os Centers for Disease Control publicaram um manual de recomendações com o intuito de minimizar o risco de transmissão do HIV e HBV, entre os profissionais da área da saúde, sendo estas recomendações denominadas precauções universais3, e considerarem todos os pacientes como se fossem contaminados por algum tipo de patógeno veiculado pelo sangue.
As precauções universais restringiam-se ao cuidado com sangue e alguns fluidos orgânicos, como sêmen, leite humano, líquor, líquidos sinovial, pericárdico, pleural, peritoneal e amniótico, excluindo-se secreção nasal, saliva, suor, lágrima, fezes, urina, escarro, a não ser que houvesse presença de sangue visível. Recomendavam ainda o não reencape de agulhas e seu descarte imediato após o uso em recipientes rígidos, os quais devem ser trocados ao ter dois terços de sua capacidade completada.
Reconhecendo que os fluidos corporais poderiam conter sangue não visível macroscopicamente, e que em algumas situações, levar as agulhas sem reencapá-las, até as caixas de descarte poderia aumentar o risco de acidentes, as precauções universais foram

Relacionados