Adequação Ambiental em Propriedades Rurais, Corumbá-MS

Páginas: 6 (1346 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO


curso superior tecnológico em gestão ambiental



PRÉ-PROJETO DO TCC







Aluno: Marcelo R. C. M. Wanderley Filho
Matricula: ead 00448222




Corumbá-MS
2011




INTRODUÇÃO

Corumbá é um município brasileiro da região Centro-Oeste, localizado no estado de Mato Grosso do Sul.Situada na margem esquerda do rio Paraguai e também na fronteira entre o Brasil, o Paraguai e a Bolívia, Corumbá é considerada o primeiro pólo de desenvolvimento da região, e por abrigar 60% do território pantaneiro, recebeu o apelido Capital do Pantanal, além de ser a principal e mais importante zona urbana da região alagada. Também é o maior município em extensão territorial do estado e o maispopuloso centro urbano fronteiriço de todo o Norte e Centro-Oeste do Brasil.




É a terceira cidade mais importante do estado em termos econômicos, a primeira em cultura e a terceira em população, depois de Campo Grande e Dourados. Constitui o mais importante porto do estado de Mato Grosso do Sul e um dos mais importantes portos fluviais do Brasil e do mundo. O município de Corumbá, estásituado no sul da região Centro-Oeste do Brasil, no Pantanais Sul-Mato-Grossenses (Microrregião do Baixo Pantanal), próxima da fronteira com a Bolívia, á beira do rio Paraguai. O município é também ponto de parada da ligação ferroviária entre o Brasil e a Bolívia, sendo a última cidade brasileira antes do território boliviano, do qual se separa por fronteira seca. Corumbá abrange 60% do Pantanalsul-mato-grossense, 37% do Pantanal brasileiro, 30% DO Pantanal sulamericano e algo em torno de 10% do Chaco sulamericano. Sendo assim, considerada a capital do pantanal e a principal cidade às margens do rio Paraguai depois de Assunção, no Paraguai. Dentro do município está localizada a cidade de Ladário, que faz divisa apenas com Corumbá. Localiza-se na latitude de 19º00’32” Sul e longitude de57°39’10” Oeste.

JUSTIFICATIVA

O município de Corumbá possuí uma grande extensão de terras com grande potencial produtivo, mas apresenta ainda várias dificuldades para agregar valor ao produto aqui produzido. O município, juntamente com os produtores, precisa criar alternativas para que isto aconteça, o que reforça a necessidade de aumentar a produção de formasustentável. O proprietário rural que ingressar com o pedido de regularização ambiental estará legalizando sua propriedade e sua atividade agropecuária quanto às exigências ambientais. Essa iniciativa influenciará de forma positiva na avaliação das multas ambientais e nos processos civis ou criminais. A adequação ambiental também ajustará a propriedade às novas normas para liberação de créditoagrícola, uma vez que existe recomendação do Banco Central do Brasil, por meio do Protocolo Verde1, para incluir critérios de desenvolvimento sustentável nos sistemas de financiamento do Governo Federal.













REFERENCIAL TEORICO

Tópico I
O presente trabalho foi devidamente pesquisado em empresas e ou pessoas altamentequalificadas na área para que houvesse uma credibilidade maior do assunto ao qual se trata o projeto. Pesquisas e consultas em livros, revistas e sites especializados, deram inicio ao processo de confecção do mesmo, como exemplo: os livros “Direito, Gestão e as Políticas Ambientais” que faz uma integração entre gestão e direito ambiental, “Gestão Ambiental - Responsabilidade Social e Sustentabilidade”.Tópico II
Foram feitas visitas constantes aos técnicos da “Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário”, ao qual foi feita a orientação de qual caminho o projeto deveria seguir. A Fundação apresenta um contingente técnico afinadíssimo com o assunto, pois o município além de ser uns dos principais atores, é um dos principais parceiros e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Questao ambiental corumba ms
  • Problemas ambientais localizados em propriedade rural
  • IMPACTO ECONÔMICO DA ADEQUAÇÃO AMBIENTAL DOS IMÓVEIS RURAIS NO MUNICÍPIO DE FERNANDÓPOLIS-SP
  • Adequação ambiental
  • Propriedade rural
  • Propriedade rural
  • propriedade rural
  • MS AMBIENTAL Educa O Ambiental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!