Adenocarnosima

595 palavras 3 páginas
Adenocarcinoma

Adenocarcinoma é um Câncer (Neoplasia maligna) que se origina em tecido glandular.
Para ser classificado como um adenocarcinoma, as células não necessariamente precisam fazer parte de uma glândula, contanto que elas tenham características secretórias. Esta forma de Carcinoma pode ocorrer em alguns mamíferos, incluindo humanos, o termo adenocarcinoma é derivado de “adeno” que significa, pertencente a uma glândula, e “Carcinoma”, que descreve um Câncer que se desenvolveu em células epiteliais.
Ele pode se originar inicialmente como um adenoma ( Um tumor glandular que é benigno)
Qualquer tipo de tumor que se desenvolve em alguma glândula do corpo é denominado então adenocarcinoma.
Os adenocarcinomas por isso são aqueles que podem se desenvolver nas mamas, no pâncreas,nas glândulas salivares na boca, na parede da mucosa do estômago ou na tiróide por exemplo.
De forma geral os adenocarcinomas são um tipo de câncer de difícil remoção cirúrgica, com crescimento rápido e de caráter bastante agressivo. Os adenocarcinomas tem por característica também fazer metástases em tecidos não glandulares ou normais.
Outros tipos de câncer desenvolvido nas glândulas:
• Esôfago
• Cólon
• Pulmão
• Prostata
• Cérvice
• Vagina, entre outros...
Veremos mais sobre um desses Adenocarcinomas, o câncer de próstata:

O que é Câncer de próstata?
É o tipo de câncer que ocorre na próstata: glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis.

Sintomas de Câncer de Próstata
Sintomas como dor Lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos. A maioria dos Cânceres de próstata não causa sintomas até que atinjam um tamanho considerável.

Diagnóstico de Câncer de próstata
Em homens acima de 50 anos, pode-se realizar o exame de toque retal e dosagem de uma proteína do sangue (PSA), por meio de exame de sangue, para saber se existe um câncer de próstata

Relacionados