ADELAIDEDECLARACAO

2133 palavras 9 páginas
2ª Conferência
Internacional sobre
Promoção da Saúde

Adelaide,
Austrália,
5-9 de abril de
1988

DECLARAÇÃO

ECLARAÇÃO DE ADELAID


A Conferência de Adelaide sobre políticas públicas saudáveis deu continuidade às orientações estabelecidas em Alma-Ata e em
Otawa.



Reafirmou as cinco linhas de ação da Carta de
Ottawa, consideradas interdependentes, mas destacou que as políticas públicas saudáveis estabelecem o ambiente para que as outras quatro possam tornar-se possíveis.

ÍTICAS PÚBLICAS SAUDÁV
• São caracterizadas por uma preocupação explícita com a saúde e a equidade, em todas as áreas, e por uma responsabilidade no que respeita ao impacto na saúde.


O seu principal objetivo é a criação de um ambiente favorável que permita às pessoas viverem saudavelmente.



Esta Conferência ressaltou, também, que devido ao grande fosso existente entre os países quanto ao nível de saúde, os países desenvolvidos têm a obrigação de assegurar que suas próprias políticas públicas tenham impacto positivo na saúde das nações em desenvolvimento.



Essas consignações dizem respeito aos princípios e diretrizes do SUS, relatados no Art. 5º, principio II e no Art. 7º, no I, II,
IV, V ,VI, VIII, X, XI e XII princípios, da Lei nº 8.080/90.

O VALOR DA SAÚDE
• A saúde é um direito humano fundamental e um sólido • investimento social.
• Assegurar a satisfação das necessidades fundamentais, que permitam todos os cidadãos viverem saudavelmente, é um princípio básico de • Ao justiça socialtempo,
.
mesmo da execução prática destes princípios decorrerá um aumento da produtividade geral, quer em termos sociais, quer econômicos.

O VALOR DA SAÚDE


A adoção, a curto prazo, de políticas públicas saudáveis conduzirá, a longo prazo, a benefícios econômicos.



Devem assim ser desenvolvidos novos esforços para integrar na ação as políticas econômicas, sociais e de saúde. (o que se pode observar no § 1º do art. 2º da lei 8.080)



As desigualdades em saúde têm as suas raízes nas injustiças

Relacionados