adddddddddddddf

1788 palavras 8 páginas
nunca desista não importa o que acontença por que deus não te abandonara siga em frente eternamente vvfvsds sd s vdsf v dfv dsv fsdv d vd fsfvsd v sdv sdv sdv dff l9 Ano – Brás, bexiga e Barra Funda- Alcântara Machado - Síntese - 3 bimestre

Artigo de Fundo

1-Quais as três raças, mencionadas no texto, que os poetas xingaram de tristes? A 1 os índios, 2 os portugueses, 3 os negros.

2- A frase” a primeira, as caravelas descobridoras encontraram aqui comendo gente, e desdenhosa de mostrar suas vergonhas.” Encerra julgamento do autor? Em caso negativo, de quem seria esse julgamento?A afirmação é irônica, encerra julgamento dos descobridores portugueses a respeito dos índios.

3-Qual a planta trazida de fora para o Brasil que nos trouxe riqueza e nos fez conhecidos no exterior? O Café.

4- Em “Do Consórcio da gente imigrante com o ambiente , do consórcio da gente imigrante com o indígena nasceram os novos mamalucos”, é chamado indígena? O povo brasileiro, formado pela miscigenação do índio, do branco português e do negro.

5- Mamaluco ou mameluco é o mestiço de branco com índio. No texto, o autor também chama de mamaluco? O filho do imigrante com o brasileiro.

6-Diferença entre imigrante e emigrante? Imigrante- aquele que imigra , isto é, aquele que entra num país estranho para nele viver.

Emigrante- aquele que emigra, isto é, que deixa um país para ir estabelecer-se em outro.

7- Ao sair da Itália para vir ao Brasil, os italianos estavam emigrando.

7-1-Ao entrar no Brasil, os italianos são considerados imigrantes.

8-O que o texto nos informa sobre a receptividade ao italiano em São Paulo? No início, o imigrante italiano não foi bem aceito. No entanto, conseguiu adaptar-se à nova terra, prosperar e integrar-se perfeitamente à sociedade.

Gaetaninho

Gaetaninho era um menino pobre. Andava de carro só em enterro ou casamento. Sonhava em atravessar de carro a cidade. Era apenas um sonho. Um dia jogando bola Gaetaninho foi atropelado por

Relacionados