adasdsa

6625 palavras 27 páginas
Exercício 3
Diagramas Entidade Relacionamento
1)

A Escola Superior X pretende adquirir uma base de dados para a gestão de vencimentos de todos os seus trabalhadores. Segue-se um conjunto de considerações que definem genericamente o problema a tratar: •

Todos os trabalhadores têm alguns atributos comuns: n.º BI, nome, n.º contribuinte, morada, código postal, telefone, sexo (m/f), estado civil (solteira/o, casada/o, viuva/o ou divorciada/o), data de nascimento, profissão e n.º de filhos e data de admissão.



Um trabalhador pode ser administrativo, não administrativo ou professor e é necessário registar dados específicos para cada uma destas categorias.



Para os trabalhadores administrativos é necessário registar os seguintes dados: a área de estudo no 12º ano tendo cada uma destas áreas um código específico.



Para os professores é necessário registar a área académica que ele lecciona, tendo estas áreas também códigos específicos. Devem ser registadas todas as cadeiras que o professor lecciona. É também necessário registar todos os curso que ele concluiu até à data, nomeadamente o nome do curso, o nome da universidade onde concluiu o curso, o grau do curso, a data da conclusão do curso e também a área académica do curso, que tem a mesmas codificações das áreas leccionadas.



Para os trabalhadores não administrativos é necessário registar o último ano de escolaridade e se trabalha num horário diurno ou nocturno.



Para todos os trabalhadores é necessário manter um histórico de todas as posições ocupadas dentro da escola e as datas em que ocupou as posições. Deve ser também registado a data de inicio e a data de fim de cada contrato celebrado em cada uma destas posições.



Cada posição tem um nome e um vencimento que pode ser alterado ao longo do tempo.



Todos os trabalhadores recebem um vencimento no dia 30 de cada mês. É necessário registar o código da posição, o valor liquido, o valor ilíquido e a

Relacionados

  • Adasdsa
    4103 palavras | 17 páginas