Adaptações dos organismos aos ambientes geológicos

Páginas: 11 (2502 palavras) Publicado: 7 de fevereiro de 2013
Adaptações dos organismos aos ambientes geológicos

Desde o seu surgimento, a Terra passa por mudanças físicas químicas e biológicas, resultando nos mais diversos tipos de ambientes. As adaptações dos seres vivos não ocorrem de uma hora para outra. Ao longo do processo evolutivo, alguns organismos sofreram transformações que lhes possibilitaram maiores chances de sobrevivência no meioambiente. A essas transformações, selecionadas pelo meio e ocasionadas por mutações, denominamos adaptações. As adaptações dos seres vivos podem estar relacionadas à defesa, à reprodução, à locomoção, a condições climatológicas desfavoráveis, à alimentação, etc.

Ambiente Lacustre :
São corpos d’água doce ou salgada, situados no continente, sem conexão com o oceano. Onde operam os processosquímicos, físicos e biológicos. Do ponto de vista geológico são ambientes relativamente jovens,de pouca duração , resultantes de processos de sedimentação. Podemos encontrar organismos consumidores (heterotróficos) que sua alimentação decorre de compostos inorgânicos e orgânicos, como por exemplo, os zooplânctons (protozoários, rotíferos, cladóceros e copépodes), pequenos peixes (que se alimentam dezooplânctons) e peixes maiores (que se se alimentam de peixes menores). Os  organismos decompositores que se alimentam de matéria morta e transformando as substâncias orgânicas que se alimentam em minerais, que posteriormente serão reutilizados pelos produtores, como exemplo os bivalves (filtradores), detritívoros, fungos e bactérias. Uma vez que esse ambiente é restrito, tanto em espaço quanto emoferta de alimento, os organismos adaptaram-se para que houvesse equilíbrio, exemplo disso é o tamanho reduzido dos organismos e a presença de inúmeros organismos decompositores, responsáveis pela ciclagem de nutrientes( e consequentemente do ambiente.Outra forma de adaptação é a respeito da variação na disponibilidade de água, onde em tempos de seca, os lagos podem secar e em tempos de chuvaalagar, exemplos de adaptações ocorrem os peixes pulmonados que durante o período de cheias utilizam a respiração branquial, e nos períodos de seca, a respiração pulmonar ,, e também em plantas resistentes à perda de água(parede celular).

Ambientes Glaciais
São locais onde o gelo e as águas provenientes do degelo são principais agente de transporte e deposição de sedimentos. Comumente sãocaracterizados pelas baixas temperaturas, e pela pouca diversidade animal e vegetal (até agora estudados). Os organismos são adaptados às temperaturas baixas, os animais por exemplo, são dotados de uma grande cobertura de gordura (reserva energética) , coloração mais clara( camuflagem, para se defender de predadores). As plantas, em sua maioria criptógamas, não possuem sistema vascular, o que facilita(por osmose) o transporte de água e nutrientes no interior da planta. Dentre os organismos que colonizam esses ambientes, estão os pinguins, focas, urso polar, briófitas e diversas espécies de algas.

Fontes Termais
 São  emergências de água subterrânea aquecida (aquífero termal), seja pelo calor causado pelo gradiente geotérmico, seja por processos de vulcanismo. As fontes termais existem emtoda a Terra, incluindo o fundo dos oceanos. Considerados como atividades finais de vulcanismo, é um ambiente pobre em organismos, devido às condições estremas de temperatura.Porém, são encontrados organismos como bactérias e fungos, os quais apresentam resistência a essa condição. Caracterizados principalmente pela diferenciação da membrana plasmática e da parece celular ,no caso de algumasbactérias.
Gêiseres: é uma nascente termal que entra em erupção periodicamente, lançando uma coluna de água quente.
Fumarolas: são libertados gases através de fissuras existentes na crosta, podem ser vapor de água somente, ou com gases como enxofre, sulfato entre outros.

Deltaico:
Local de depósito sedimentar, na transição de um rio de planície (normalmente) e o mar. Os organismos que vivem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adaptações do ambiente para o idoso
  • Estruturas de adaptações das espécies aos diversos ambientes
  • A saúde e sua relação intrínseca com o organismo e ambiente
  • ORGANISMOS EM AMBIENTES AQUÁTICOS: FITOPLÂNCTON E RESERVATÓRIOS
  • A ação do chumbo e cádmio no meio ambiente e no organismo humano.
  • Como organismo e organismo
  • Organismo
  • organismos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!