Adaptação dos seres vivos

Páginas: 5 (1177 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO .........................................................................................................4

2 A ADAPTAÇÃO NOS SERES VIVOS .....................................................................4

3 SELEÇÃO NATURAL ..............................................................................................5

4 ADAPTAÇÕES DAS TARTATUGAS DE GALÁPAGOS........................................6

5 CONCLUSÃO ..........................................................................................................6

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ........................................................................7













1 – INTRODUÇÃO

Todos os seres vivos se adaptam a determinados ambientes, com característicasdiferentes para que se misturem com o local e aumente as chances de sobrevivência. Essas adaptações não ocorrem por acaso e nem de uma hora para outra. Existem adaptações relacionadas a muitos aspectos da vida dos organismos. Algumas apresentam relação com os fatores não vivos, como o ar, a água, a luz. Outras dizem respeito à interação com outros seres vivos. Há aquelas ligadas à obtenção de energiapara sobrevivência e as que influem na reprodução e na propagação da espécie.

2 – A ADAPTAÇÃO NOS SERES VIVOS

O rato-canguru é um pequeno roedor que vive no deserto. Durante o dia, esconde-se em tocas profundas e relativamente frias, saindo apenas à noite em busca do alimento. As fezes desse rato são relativamente secas e seus rins produzem uma urina muito concentrada, com pouca água.Não possuem glândulas sudoríparas e, portanto, não suam.
Nos desertos, o dia costuma ser muito quente e a disponibilidade de água é pequena. Escondendo-se de dia em tocas frias e perdendo pouca água através de fezes secas e de urina concentrada, além de não suar, o rato-canguru consegue viver e se reproduzir no deserto. Diz-se, então, que ele está adaptado às condições desérticas, isto é,possui uma série de características que contribuem para a sua sobrevivência e reprodução naquele ambiente.
Da mesma maneira, as raposas do Ártico estão adaptadas para viver naquele ambiente, onde o frio é muito intenso. Entre outras características, esses animais possuem muitos pêlos longos e lanosos e uma grossa camada de gordura sob a pele. Esses pêlos e a camada gordurosa dificultam muitoas perdas de calor para o meio, contribuindo para a manutenção de temperatura do corpo.
Mas ratos-cangurus provavelmente não sobreviveriam no Ártico, nem raposas-árticas no deserto. Na natureza, os seres vivos estão adaptados ao ambiente em que vivem. Num outro ambiente ou quando o ambiente em que vivem ocorre mudanças, as mesmas características que lhe eram favoráveis podem se mostrarinúteis e até mesmo prejudiciais.
Por isso quando vemos informações através dos meios de comunicação que uma região vai ser inundada, por exemplo, para a construção de uma usina hidrelétrica e que o meio-ambiente sofrerá consequencias, estamos falando que os animais adaptados àquela região provavelmente irão morrer em razão da mudança de habitat e condições climáticas.

3 – SELEÇÃO NATURALEm uma cidade inglesa chamada Manchester, em meados do século XIX, antes da industrialização da cidade, vivia mariposas de certa espécie: algumas claras e outras escuras. Mas o número de mariposas claras era muito maior.
Depois que a cidade se industrializou, verificou-se o contrário: o número de mariposas escuras passou a ser muito maior. Antes da industrialização da cidade, o ar nãoera poluído. Não havia fuligem escura das fábricas, os troncos das árvores eram recobertos por liquens claros. Nesse ambiente de "fundo claro", as mariposas claras passavam mais despercebidas do que às escuras, quando posavam, por exemplo, numa árvore. Assim, pássaros insetívoros visualizavam melhor e devoravam mais as mariposas escuras. Daí, o grande número  de mariposas claras em relação às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ADAPTAÇÃO DOS SERES VIVOS A ESCASSEZ DE ÁGUA
  • seres vivos e seres não vivos
  • sere vivos e seres não vivos
  • seres vivos e seres não vivos
  • Os Seres Vivos
  • Seres vivos e seres não-vivos
  • Seres vivos e seres não vivos
  • Seres vivos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!