Adaptação de crianças de 0a à 3 anos no ambiente escolar

Páginas: 35 (8516 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2011
1 INTRODUÇÃO

O trabalho presente tem como intuito abordar a adaptação de crianças de 0 a 3 anos no ambiente escolar, sabe-se que essa fase é de grande importância para a criança que está ingressando na escola, um mundo novo cheio de novidades e descobertas. Como problemática trazemos a pergunta: Como deve ser a abordagem do professor com a criança e a família no processo de adaptação?
Osobjetivos do trabalho são: Revisar a história da creche e suas mudanças no decorrer dos anos, fazer uma análise de como professor, criança e família, devem proceder no período de adaptação, levantar dados de como esse processo de adaptação acontece em escolas públicas e particulares, fazer comparativos da atuação do professor hoje na adaptação de crianças, com as afirmações de algumas bibliografiassobre como deve acontecer esse processo.
Para obter maior esclarecimento sobre o assunto, foram realizadas entrevistas através de dois questionários diferentes, um direcionado para professores e o outro para os pais. O questionário para professores foi entregue em três escolas da rede pública, situadas na região de Barueri e Carapicuíba, zona oeste da Grande São Paulo e duas escolas particulares,uma localizada em Barueri e a outra em Santana de Parnaíba, zona oeste da Grande São Paulo. Os questionários para os pais foram entregues em diversas escolas da região de Carapicuíba, Barueri e Santana de Parnaíba, de acordo com a disponibilidade dos pais.
A pesquisa foi em caráter quantitativo, e teve como objetivo colher dados de como a adaptação está sendo tratada pelos professores e se suaatuação está respondendo às expectativas dos pais e dando a atenção necessária para as crianças nessa nova fase.
A maior dificuldade encontrada para realizar a pesquisa foi a disponibilidade dos pais em responder os questionários, principalmente em casos em que era evidente a falta de conhecimento e interação da família nesse processo de adaptação. Foram inúmeros os casos de questionários que nãovoltaram às pesquisadoras.
A princípio será discorrido sobre a história da creche e suas principais mudanças e como ela encontra-se nos dias atuais. Seu surgimento a partir da década de 30, alguns teóricos que influenciaram em sua trajetória, como Decroly, Montessori e Froebel, que tiveram início na Europa, e posteriormente os seus métodos foram adotados pelo Brasil.
O segundo tópico trará fatosimportantes sobre a adaptação, de como ela acontece para os pais, professores e crianças. Como esse processo é difícil para ambos os envolvidos.
A pesquisa de campo possibilitou comparativos de como a adaptação está acontecendo nas escolas e a importância que pais e professores estão dando a esse processo.

2 Surgimento da creche a educação Infantil

2.1 A preocupação com a criança

Nessecapítulo serão abordadas as diferentes fases que ocorreram ao longo dos anos na educação infantil de crianças de 0 a 3 anos. Desde o surgimento da creche até como a educação infantil encontra-se nos dias de hoje.
Para discorrer sobre o assunto, é necessário classificar duas fases em que a sociedade tinha diferentes concepções e idéias sobre a criança, cada fase com olhares bem distintos um dooutro.
Primeira Fase:
Antes do século XX era comum a sociedade ver a criança como um mini adulto, capaz de ter discernimento para entender o que e certo e errado.

A infância, independentemente da classe social, era considerada uma fase bastante curta. Assim que a criança demonstrasse condições de independência, participava do mundo do adulto. O que ocorria por volta de cinco a sete anos. Acriança dentro do contexto familiar tinha relativa importância, constituindo-se, muitas vezes, em verdadeiro transtorno. Ignoravam-se as etapas do crescimento e desenvolvimento infantil. Inexistia registro de nascimento, uma vez que era pouco significante a idade real, para identificar as pessoas. (SANTOS, 2004, p. 3).

As crianças eram pouco valorizadas, não tinham assistência familiar e muitas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança de 0 a 3 anos.
  • A criança de 3 anos
  • CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • Desenvolvimento da criança de 3 anos
  • Criança de 0 a 3 anos
  • PPRA Ambiente Escolar 3
  • A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Desenvolvimento da criança entre 0 a 3 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!