adamn simkdaf

3033 palavras 13 páginas
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO/2014
DOCENTE: Profa. Dra. Ângela Cristina Ribeiro Caires

O QUE É SOCIOLOGIA

Em primeiro lugar, é importante saber que a sociologia tal como a política, a economia, a antropologia, o direito, a psicologia cultural é uma CIÊNCIA SOCIAL.
No contexto da divisão das áreas do conhecimento, classifica-se como uma CIÊNCIA HUMANA, pois está relacionada com os homens e suas formas de vivência em sociedade.

Formação Etimológica da Palavra Sociologia

Em sua formação etimológica a palavra sociologia é formada por:

SÓCIO = que significa SOCIEDADE
LOGIA = que quer dizer ESTUDO

Poderíamos dizer, então, em uma primeira tentativa de definição, que a Sociologia é a CIÊNCIA que estuda a SOCIEDADE.
Esta definição, entretanto, por possuir um caráter demasiadamente generalizante pouco esclarece sobre o que realmente vem a ser a sociologia e quais as suas preocupações. Por isto é preciso ir além dessa definição geral. É preciso esclarecer em primeiro lugar o que é a sociedade.

A Sociedade A definição mais geral de sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanas culturalmente padronizadas. Isto é, a sociedade compreende um conjunto de indivíduos que compartilham uma cultura. Neste sentido, a sociedade é um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis sociais. A sociedade não é um mero conjunto de indivíduos vivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.
Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo ser ainda um sistema institucional, por exemplo, sociedade anônima, sociedade civil, sociedade artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.

O Homem é um ser social...

Portanto, para que possamos iniciar nossa reflexão e

Relacionados